Logo PARAÍBA.com.br

24 de October de 2014


IFPB: solicitação de isenção e cota no Ensino Médio termina dia 15

08/10/2010 | 11h32min

Assessoria do IFPB 

Aqueles que têm direito a solicitar isenção da taxa de pagamento de inscrição no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) só podem fazer isso até o dia 15 de outubro. Entre os que podem solicitar isenção estão aqueles que cursaram todo o ensino médio ou fundamental em escola pública e quem recebe Bolsa Família. Dia 15 de outubro também é o fim do prazo para quem deseja concorrer dentro da reserva de 50% das vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, condição disponível para quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública. Nessa modalidade de ensino, há 1076 vagas no total, juntando as reservadas e as voltadas ao estudante de colégio particular. Já para quem terminou o Ensino Médio, há 1148 vagas nos cursos técnicos subseqüentes.

A inscrição deve ser realizada on-line, no link da organizadora da seleção, a Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec): http://www.ifpb.edu.br/concurso/ onde está o edital com todas as informações detalhadas. Porém, o candidato que solicita isenção do pagamento e/ou deseja concorrer às cotas, precisa comparecer ao Campus do IFPB, para entrega de documentos, cujos formulários e declarações estão disponíveis no link da Compec. O IFPB possui campi em João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Patos, Monteiro, Cabedelo, Picuí e Princesa Isabel, onde computadores e pessoal estarão à disposição para orientações.

A taxa de inscrição para o PSCT é de R$ 50 para o Técnico Integrado e de R$ 40 para o Subseqüente. Para quem solicitou reserva de vaga no curso técnico integrado ao médio, o resultado deve ser divulgado no dia 25 de outubro. E para que solicita isenção da taxa, o IFPB divulga lista dos pedidos aceitos no dia 29 de outubro. As inscrições ficam abertas até 5 de novembro.

As provas serão realizadas no dia 12 de dezembro, no horário de 8h às 11h para os cursos técnicos subseqüentes e de 8h às 12h para os cursos integrados ao ensino médio. Nos cursos de Instrumento Musical, os candidatos ainda devem fazer a prova de habilitação específica teórica no dia 22 de novembro e de habilitação específica prática no período de 29 de novembro a 02 de dezembro.


A instituição reserva 5% das vagas, nas duas modalidades de ensino, para pessoas portadoras de necessidades especiais, que também devem entregar documentos comprobatórios. No Campus Sousa, há vagas destinadas especialmente a pessoas que vivem em assentamentos rurais ou filhos de assentados.

Na modalidade subseqüente, o IFPB oferece os cursos de Pesca; Meio Ambiente; Edificações; Eletromecânica; Manutenção e Suporte de Informática; Mineração; Instrumento Musical, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos; Informática e Agropecuária.


No ensino técnico integrados ao Médio, são ofertados cursos de Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Controle Ambiental; Instrumento Musical; Pesca; Mineração, Petróleo e Gás; Manutenção e Suporte em Informática; Informática; Eletromecânica; Agropecuária, Agroindústria e Meio Ambiente.