Logo PARAÍBA.com.br

23 de July de 2014


‘Especial Shaolin’: relembre através de vídeos a trajetória, acidente e entenda coma do humorista

20/03/2011 | 16h28min

É Michel Jackson? Não. É o humorista Shaolin divertindo centenas de pessoas com as imitações engraçadíssimas que o levaram a conquistar espaço regional e nacional, formando ao seu redor uma corrente de admiradores que hoje rezam pela sua recuperação.

Passados dois meses do acidente que deixou o comediante em coma, o paraíba.com.br continua recebendo diariamente centenas de comentários de fé pela recuperação dele e resolveu relembrar a trajetória do humorista, o acidente e o seu processo de recuperação com a ajuda de alguns dos muitos vídeos sobre o paraibano que são encontrados hoje no Youtube.

Os fãs pedem para saber sobre a saúde de Shaolin, como anda o processo de recuperação: Não há novidades. O que se sabe através de informações repassadas pela esposa do humorista, Laudicéia Veloso, e pelo Hospital das Clínicas, onde ele se encontra internado, é que seu estado de saúde ainda é considerado grave, contudo estável. Na última quinta-feira (18) o produtor do humorista, Ricardo Santos, revelou que o único sinal de reação do humorista é demonstrado pelo cérebro. Ele emite sinais, medidos através dos aparelhos eletrônicos, quando estimulado.

Relembre agora um pouco da trajetória de Shaolin, como foi o acidente e o que se diz sobre a sua recuperação

A CARREIRA

VÍDEO: ESPECIAL DOMINGO ESPETACULAR RETOMA CARREIRA E ACIDENTE, COM FALAS DA MÃE E DA ESPOSA DE SHAOLIN


Francisco Jozenilton Veloso nasceu no município de Coremas (microregião de Piancó) em 8 de maio de 1971. Tendo Shaolin como nome artístico, ele começou a carreira trabalhando no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, e também foi cartunista de jornais como A Palavra e Jornal da Paraíba.

Mas foi com as suas imitações que Shaolin fez sucesso e conquistou seu espaço na televisão brasileira. Ele já participou de programas como Domingão do Faustão, A Praça é nossa e Show do Tom.

Hoje, o paraibano é contratado da TV Record, onde participa do programa Tudo é Possível comandado pela apresentadora Ana Hickman. Suas imitações mais conhecidas são as de Leonardo, Joelma (para Shaolin Xoelma), Zezé de Camargo e Michel Jackson. Shaolin é casado desde 1994 e tem dois filhos.

O ACIDENTE

Shaolin sofreu um grave acidente de carro no dia 19 de janeiro, em Campina Grande. Seu carro foi atingido lateralmente por um caminhão, causado no humorista um traumatismo craniano e uma grave lesão no braço esquerdo, que correu o risco de ser amputado. Depois da tragédia, o paraibano recebeu os primeiros atendimentos no hospital Antônio Targino, em Campina Grande, sendo em seguida transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde permanece internado em coma.

A RECUPERAÇÃO

VÍDEO: FALA DE LUCIANO HOLANDA, MÉDICO QUE ATENDEU SHAOLIN EM CG

Desde que Shaolin sofreu o acidente, as informações divulgadas sobre o seu estado de saúde são poucas. Muitas vezes se espalhou o boato de que o humorista havia falecido, logo desmentido pela esposa dele. O primeiro atendimento foi feito pelo médico Luciano Holanda, no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande. Depois, o paraibano foi enviado para o Hospital das Clínicas, em São Paulo.

No Hospital das Clínicas, Shaolin passou cirurgias para a recuperação do braço esquerdo, gravemente comprometido com o acidente. Nos procedimentos cirúrgicos, foram feitos enxertes no braço com músculo retirado de outras partes do corpo. A hipótese de amputação foi descartada.

Durante os primeiros dias internado, o paraibano recebeu altas doses de sedativo, o levando ao chamado coma induzido, o que, segundo neurologistas, pode prorrogar o tempo em que uma pessoas fica no estado comatoso. A medicação foi suspensa há mais de um mês e a família afirma que agora só resta esperar que o corpo de Shaolin se recupere, fique limpo da medicação e que ele acorde.

De acordo com a esposa de Shaolin, Laudicéia Veloso, os médicos informaram que não houve perda auditiva e nem visual. Laudiceia contou que o humorista apresenta apresentou alguns bons sinais de recuperação, como o fato dos seus batimentos cardíacos se alterem quando se fala dos filhos deles.

O COMA

VÍDEO: REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE O COMA/ LAUDICEIA FALA SOBRE O COMA DO MARIDO

Assim como os parentes do paraibano Shaolin, milhares de outras pessoas aguardam que seus familiares recuperem a consciência perdida por causa de lesões cerebrais graves que levam o órgão a entrar em uma espécie de ‘stand by’.  Um traumatismo craniano, como aconteceu com o humorista durante o acidente sofrido no dia 19 de janeiro, é uma das principais causas do coma.  

Mas o que é o coma? Quais as reais chances de um paciente neste estado acordar? O que acontece com o organismo de um paciente comatoso? Ele pode se mexer? Pode abrir os olhos?

De acordo com o Dr. Jamaryr Oliveira, professor da Universidade Federal da Bahia e coordenador do Departamento de Doenças Cérebro Vasculares da Academia Brasileira de Neurologia, o coma é o estado em que o paciente perde a consciência do mundo em que vive e de si próprio. “Podemos comparar o coma ao sono, contudo no primeiro caso não podemos acordar a pessoa como fazemos com alguém que apenas está dormindo”, disse o médico que também explicou que doenças que atingem o cérebro podem levar ao coma, mas as lesões decorrentes de ‘pancadas’ no cérebro são as causas mais recorrentes.

Normalmente, esclareceu o neurologista, os pacientes que conseguem voltar de um coma acordam na primeira semana. Porém vários fatores interferem nessa área, notadamente o uso de sedativo. “Não se pode comparar um paciente em coma que não recebe sedativo a um sedado. O mais natural é que ele acorde na primeira semana, mas o sedativo interfere na recuperação”, explicou o neurologista.  Para tentar preservar áreas do cérebro afetadas muitos médicos optam pelo uso de sedativos em pacientes, o chamado coma induzido. Esse foi o caso de Shaolin, contudo os sedativos foram suspensos há semanas. Os médicos do humorista informaram que ele deve acordar depois que o seu organismo ‘limpar’ todo o sedativo recebido durante dias. 

Ainda segundo Jamaryr Oliveira, o tempo em que o paciente fica em coma está diretamente relacionado à lesão cerebral sofrida por ele e dela também dependem possíveis seqüelas que uma pessoa possa vir a apresentar. “Muitos acreditam que uma pessoa que fica um mês em coma terá mais seqüelas do que uma que permaneceu apenas uma semana. Mas o tempo em coma e as sequelas são decorrentes da lesão, não o contrário”, explicou o médico.

Já sobre as reações que alguns pacientes apresentam durante o coma o médico afirmou: “o doente nesse  estado pode lacrimejar, levantar o braço, mexer a perna, mas são movimentos automáticos, não quer dizer que ele vai acordar”, disse. Contudo o médico descartou a possibilidade de um comatoso abrir os olhos. Questionado sobre o caso de Shaolin, que teria aberto os olhos, o médico afirmou: “Um paciente em coma por conceito não abre os olhos. Ou ele está saindo do coma e recuperando a consciência ou pode estar entrando em estado vegetativo”, disse Jamaryr Andrade.

No estado vegetativo, ou coma vígil, o paciente pode abrir e fechar os olhos, mas permanece sem interação com o mundo. Esse tipo de coma pode ser provisório ou permanente. Há os que passam a vida em estado vegetativo, mas também existem muitos, como o ator global Flávio Silvino, que se recuperam. Silvino entrou em coma depois de sofrer traumatismo craniano por causa de um acidente de carro. Ele permaneceu 18 dias em coma e dois meses no chamado coma vígil, mas acordou e hoje leva uma vida praticamente normal, com pequenas restrições de movimento e fala.


Lindjane Pereira