Logo PARAÍBA.com.br


Possível meteorito atinge telhado da casa em Curitiba

2011-07-10 16:21:00.0

Análises laboratoriais poderão dizer se a pedra que atingiu o telhado de uma residência, em Curitiba, é um meteorito. A pedra atingiu a casa do marceneiro Maicon Colussi, que ouviu o barulho durante a noite, mas só encontrou o possível meteorito no dia seguinte.

“Um traço de luz fino passou aqui perto da casa e teve um barulho forte no telhado”, lembra o marceneiro, que assistiu a cena da janela da cozinha. Mesmo antes das análises, Maicon palpitou: “Presumo eu que seja um meteorito”.

Especialistas avaliaram a pedra e confirmaram que a possibilidade existe, mas só poderá ser confirmada por exame. “Um bom teste que poderia ser feito é cortá-lo e passar um ácido específico para ver se forma os desenhos típicos de material meteorítico”, afirmou o professor de astronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dietmar Foryta.

Enquanto o resultado do teste não sai, as especulações ficam por conta dos amigos: “É maravilhoso né, olhar para uma pedra dessa e imaginar de onde que pode ter saído”, afirmou o amigo de Maicon, Leandro Rocha.

Jornale
Redação