X
Dólar
Euro
21 de April de 2019

Bombou na Web

Filmagens de 'Faroeste Caboclo' terminam; confira elenco e cenas do filme

26/07/2011 | 16h44min

Acabaram as filmagens de "Faroeste Caboclo" e o filme está em processo de finalização, a começar pela montagem das cenas.

Depois da última lata de negativo exposto ser “revelada” e “telecinada” no laboratório, o material filmado segue em mídia digital para a “ilha de edição”, para o computador que será comandado pelo montador Marcelo Moraes, de “Meu Nome Não É Johnny” (2008).

O diretor René Sampaio acompanhará Marcelo na montagem, que iniciou nesta segunda 25 de julho e se estende pelos próximos meses. Apenas com o “corte final” o filme poderá ter o som editado, a cor corrigida e os efeitos visuais elaborados.

Até o filme ficar pronto e ser lançado, no início de 2012, vamos postando por aqui o nosso “making of online” e alguns teasers do material filmado, como este do vídeo que segue abaixo, com algumas cenas de “Faroeste Caboclo” em Brasília.

Assista às belas imagens de João de Santo Cristo e Maria Lúcia neste vídeo:

Saga e elenco
"Faroeste caboclo" conta a saga de João do Santo Cristo, que deixa Salvador em busca de uma vida melhor e vai para Brasília, onde acaba se envolvendo no tráfico de drogas. Nesse contexto, ele conhece Maria Lúcia e se apaixona. Mas o amor deles é ameaçado por sua disputa com Jeremias, um outro traficante da área. Os atores Fabrício Boliveira e Isis Valverde serão os protagonistas.

A música virou roteiro de cinema a partir da adaptação de Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus". O roteirista Marcos Bernstein também trabalhou na adaptação. A previsão é de que o longa chegue aos cinemas no segundo semestre de 2011.

A canção "Faroeste caboclo" foi composta em 1979, na fase da carreira de Renato Russo conhecida como "trovador solitário", mas acabou fazendo sucesso ao ser incluída no disco "Que país é este", lançado pelo Legião Urbana de 1987.

Renato Russo tinha 13 anos quando se mudou com a família para Brasília, em 1973. Em pouco mais de cinco anos, o artista estabeleceu uma relação definitiva com a cidade, evocando-a nos versos de muitas composições suas, inclusive na extensa letra de “Faroeste Caboclo”.

As referências são claras e vão além do Plano-Piloto. Percorrem as cidades-satélites, embrenham-se pelo efervescente cenário cultural do início dos anos 80 e pontuam eventos históricos e verídicos da região… tal como a Rockonha!

Justamente, um dos maiores desafios desta produção cinematográfica reside em encontrar, nos dias de hoje, locações e cenários reais que se conformem ao universo retratado por Renato Russo. Ou seja, viabilizar a locação de espaços que permitam fazer João de Santo Cristo chegar na rodoviária de Brasília, trabalhar como aprendiz de carpinteiro em Taguatinga, revender o contrabando de Pablo em Planaltina, freqüentar a Asa Norte e as festas de rock, além de encarar Jeremias num duelo às duas horas bem em frente ao lote 14 na Ceilândia.

Por esse motivo, as equipes de direção, produção, fotografia e direção de arte de “Faroeste Caboclo” passaram 10 dias em Brasília e arredores à procura dessas locações reais.

A produção do filme fez um concurso cultural, onde os internautas foram desafiados a cantar "Faroeste Caboclo" de cabeça. Foram vários vídeos que estavam concorrendo a uma visita ao Pólo Cinematográfico de Paulínia conhecer os bastidores do filme.

Quem, na opinião da produção, fez a melhor versão de "Faroeste Caboclo" foi Sócrates de Paula Vicente Cabral, assista ao vídeo vencedor:



A produção também foi desafiada a cantar a letra completa da música sem cola, confira o vídeo:

Faroestecaboclo.com
Redação

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.