Logo PARAÍBA.com.br

24 de October de 2014


Crocodilo capturado nas Filipinas pode ser o maior já pego vivo no mundo

06/09/2011 | 14h18min

Moradores de um vilarejo das Filipinas e caçadores veteranos pegaram o que pode ser o maior crocodilo já capturado vivo no mundo. O animal, que tem mais de seis metros e pesa mais de uma tonelada, vive em águas salgadas e matou pelo menos uma pessoa que vivia na comunidade de Bunawan, numa província remota no sul do país.


Os caçadores acreditam que o réptil tenha mais de 50 anos, o que não é tanto, já que crocodilos de água salgada podem viver mais de 100 anos e crescer até sete metros. Mas não há notícia de que algum espécime desse tamanho e idade já tenha sido capturado.

O Guiness, livro dos recordes, lista como o maior crocodilo capturado vivo um animal registrado na Austrália de 5,48 metros. Theresa Mundita Lim, da Secretaria de Áreas Protegidas e Vida Selvagem, diz que ainda vai confirmar se o crocodilo pego nas Filipinas é um novo recorde.

Moradores ainda procuram outro crocodilo maior

Os moradores de Bunawan fizeram uma festa para comemorar a captura do animal. O crocodilo teve que ser carregado por cerca de 100 homens para ser levado da água para uma clareira, onde um guindaste o levantou para que fosse colocado em um caminhão.

Ronnie Sumiller, autoridade do setor nas Filipinas que tem 20 anos de experiência de caça a crocodilos, contou que ele e os moradores estão monitorando um animal ainda maior que rodeia o vilarejo.

- Há um ainda maior e pode ser esse que está criando problemas. Na captura desse primeiro animal, 10% do medo dos moradores do vilarejo foi embora. Mas 90% do temor continua, pois ainda há outro perigo à solta - explica.


O Globo com AFP