Logo PARAÍBA.com.br

28 de November de 2014


8 personalidades do mundo dos computadores se despedem de Steve Jobs; veja como

06/10/2011 | 18h12min

A morte de Steve Jobs é o assunto do mês. Por muito tempo, as redes sociais devem dar lugar a discussões sobre o legado do fundador da Apple. O homem que ajudou a mudar o rumo da tecnologia dos computadores pessoais e tornou famosos gadgets populares como iPhone e iPod morreu na última quarta-feira e deixou uma legião de fãs que se inspiram nas palavras que ele dizia em seus discursos mais famosos.

Outras figuras importantes do mundo dos computadores e da internet ficaram comovidas com a morte e prestaram suas homenagens a Steve Jobs, cada um a sua maneira. Confira o jeito como estas personalidades se despediram de Jobs.

8/7. Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google
A dupla que fundou o Google lamentou a morte de Steve Jobs por meio do Google +, a rede social lançada em julho deste ano (e que ainda não pegou por aqui). A página inicial da Google também mostrou uma homenagem simples a Jobs, com a menção de seu nome abaixo do campo de pesquisa, com um link para a Apple.

Tradução: “Eu estou muito, muito triste ao saber da notícia sobre Steve. Ele foi um grande homem com conquistas incríveis e brilhantismo fantástico. Ele sempre pareceu que sabia exatamente o que dizer em poucas palavras o que você deveria ter pensado antes de você pensar. O seu foco na experiência do usuário sobre tudo sempre foi uma inspiração paramim. Ele foi muito gentil ao conversar comigo quando me tornei CEO do Google e gastar tempo oferecendo seus conselhos e conhecimentos, mesmo não estando nada bem. Meus pensamentos e os do Google estão com a sua família e toda a família da Apple” (Larry Page)

“Desde os primeiros dias do Google, sempre que Larry e eu precisávamos de inspiração para visão e liderança, não precisávamos olhar além de Cupertino. Steve, sua paixão por excelência é sentida por qualquer pessoa que já tocou em um produto da Apple (incluindo o Macbook em que eu escrevo isso agora). E eu testemunhei isso em pessoa nas poucas vezes que nos encontramos.” (Sergey Brin)

6/5. John Lasseter e Ed Catmull, diretores da Disney*Pixar
Se você é fã de animações, reconheceu estes nomes. Lasseter e Catmull são diretores da Disney*Pixar, a maior empresa de animação digital em 3D do mundo, responsável por filmes como Toy Story e Procurando Nemo. Steve Jobs também já foi CEO da Pixar e recebeu uma homenagem dos ex-companheiros de trabalho:

“Steve Jobs foi um visionário extraordinário, nosso muito querido amigo e a luz guia da família Pixar. Ele viu o potencial do que a Pixar poderia ser antes do resto de nós, e além daquilo que qualquer um jamais imaginou. Steve apostou em nós e acreditou na nossa ideia louca de fazer filmes de animação; a coisa que ele sempre dizia era para nós simplesmente “fazermos ótimo” (“make it great”). Ele é o porquê de a Pixar ter se tornado o que se tornou e sua força, integridade e amor à vida nos fez pessoas melhores. Ele vai ser para sempre parte do DNA da Pixar. Nossos corações vão à sua esposa Laurene e seus filhos durante esse período incrivelmente difícil.”

4. Mark Zuckerberg, criador do Facebook
O criador do Facebook não poderia ter enviado sua homenagem de outra maneira – foi por meio de uma mensagem em seu mural na rede social que Mark Zuckerberg agradeceu Jobs por tê-lo inspirado ao longo de sua trajetória.

Tradução: “Steve, obrigado por ser um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que o que você construiu pode mudar o mundo. Sentirei sua falta.”

3. Bill Gates, fundador da Microsoft
O fundador da Microsoft, principal concorrente histórica da Apple, colocou as diferenças de lado e também mostrou como se sentia em relação à morte de Steve Jobs. A mensagem de Gates veio pelo Twitter.

Tradução: “Para aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar com Steve, foi uma grande honra. Sentirei sua falta imensamente.”

A mensagem no Twitter é o último parágrafo do texto publicado por Gates em seu blog. Confira a mensagem completa, traduzida:

“Estou profundamente entristecido em saber sobre a morte de Steve Jobs. Melinda e eu enviamos nossas sinceras condolências à sua família e amigos, e a todos que Steve atingiu por meio do seu trabalho.

Steve e eu nos conhecemos cerca de 30 anos atrás, e fomos colegas, concorrentes e amigos ao longo de mais da metade de nossas vidas.

Raramente o mundo vê alguém que exerceu um impacto tão profundo quanto Steve, cujos efeitos serão sentidos por muitas gerações ainda por vir.”

2. Tim Cook, CEO da Apple
O atual CEO da Apple assumiu a chefia da empresa em agosto, quando Steve Jobs deixou o cargo por causa da saúde já frágil. Cook, que foi o porta-voz da Apple na apresentação dos novos produtos da marca (inclusive o iPhone 4S, nova versão do smartphone) na última terça-feira, enviou um email para os funcionários da empresa. Uma parte da mensagem foi publicada no site da Apple. Depois, a carta foi divulgada na íntegra.

Tradução da carta, na íntegra:

“Equipe,

Tenho notícias muito tristes para compartilhar com todos vocês. Steve faleceu hoje, mais cedo.

A Apple perdeu um gênio visionário e criativo, e o mundo perdeu um ser humano incrível.

Aqueles de nós que tiveram a sorte de conhecer e trabalhar com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que somente ele poderia ter construído, e seu espírito será para sempre a fundação da Apple.

Estamos planejando uma comemoração da vida extraordinária de Steve para os funcionários da Apple, que deve acontecer em breve. Se você quiser compartilhar suas ideias, memórias e condolências neste meio tempo, pode simplesmente mandar um email para rememberingsteve@apple.com.

Palavras não podem expresser adequadamente nossa tristeza com a morte de Steve ou nossa gratidão pela oportunidade de trabalhar com ele. Nós honraremos sua memória nos dedicando a dar continuidade ao trabalho que ele tanto amava.

Tim”

1. Steve Wozniak, co-fundador da Apple

Entrevistado por uma agência internacional de notícias, o parceiro de Steve Jobs na criação da Apple nos anos 70 gravou um vídeo emocionante em que fala sobre o amigo.

Tradução de trecho: “Eu acho que Steve Jobs tinha visões e esperanças para o futuro, e ele preparou a Apple Computer para dar continuidade ao seu sonho. E eu espero que a Apple sempre tenha líderes como ele. Ele fez muita gente feliz“.

Super interessante
Redação