Logo PARAÍBA.com.br

21 de December de 2014


Greve dos bancos: Santander e Bradesco retornam 2ª; saques e depósitos serão normalizados

07/10/2011 | 18h55min

A reunião entre o PROCON estadual e o sindicato dos bancários na tarde desta sexta (7) garantiu que os bancos vão manter os serviços básicos à população de João Pessoa. O movimento grevista continua na maior parte dos bancos sem previsão de encerramento.

O PROCON solicitou a reunião com os grevistas pois estava recebendo um número elevado de reclamações da população. De acordo com Klébia Ludgério, Secretária Executiva do PROCON estadual, ficou acordado com os funcionários a disponibilização de dinheiro nos terminais de auto atendimento que era a principal reclamação.

Além disso, os bancários se comprometeram em disponibilizar os envelopes para a realização de depósitos e de haver uma reserva de funcionários para prestar informações ao público, realizar atendimentos especiais a aposentados, pensionistas e funcionários públicos e abrir um canal de atendimento específico com os PROCONs.

De acordo com Klébia, os bancos estavam abastecendo as agências com os envelopes, mas os grevistas estavam retirando.


“Percebemos que a população estava tendo o direito de ir e vir violado, sendo impedida de buscar informações, os grevistas estavam fazendo um cerceamento dos direitos do cidadão”, conta.

Klébia contou ainda que os bancos Santander e Bradesco entraram com uma ação judicial para garantir o funcionamento das agências e que a justiça atendeu o pedido. Segundo Klébia, o Bradesco já está funcionando nesta sexta (7) e o Santander volta ao funcionamento normal na próxima segunda (10).

A secretária explicou que os documentos e atas serão enviadas ao Ministério Público para que ele tome as providências necessárias “sobretudo com relação à violação do direito do cidadão paraibano de ir e vir”, conta.


Marília Domingues