X
Dólar
Euro
19 de April de 2019

Paraíba

Lençóis saem de lixo hospitalar dos EUA e são vendidos na Capital; Vigilância alerta sobre contaminação

19/10/2011 | 12h03min

Os lençóis encontrados em hotéis de Pernambuco, provenientes de um container cheio de lixo hospitalar dos Estados Unidos (EUA), contendo leçóis, fronhas e pijamas utilizados inclusive por veteranos de guerra, também estão sendo vendidos em João Pessoa. O atrativo tem sido o preço baixo.

A Vigilância Sanitária alerta para o perigo de comprar esses lençóis que podem estar contamidos com secreções o que caracteriza crime ambiental.

A inscrição, propriedade do governo do EUA, indica que o lençol era utilizado num hospital americano. Um dos compradores só se deu conta do problema quando viu as palavras em inglês e lembrou de matéria veiculada na TV.

Os tecidos foram apreendidos no porto de Suape, e estavam sendo vendidos no agreste de Pernambuco.

O material pode ainda conter risco de contaminação. Segundo um infectologista, lavar apenas com água e sabão não é suficiente para desinfectar o tecido.

Segundo a vigilância sanitária, quem compra esses lençóis também pode responder por crime ambiental, já que por lei o consumidor é obrigado a exigir do vendedor um certificado de procedência do objeto adquirido.

O gerente de vigilância Sanitária, Ivanildo Brasileiro, alertou a população, lembrando que adquirir um objeto que caracteriza crime ambiental pode levar a 1 a 5 anos de reclusão.

“Todos respondem solidariamente. O comprador pode responder também, a legislação determina que o próprio consumidor é responsável”, frisa Brasileiro.

TV GLobo
Redação

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.

Notícias Relacionadas