X
Dólar
Euro
Thu Dec 13 23:55:25 GMT-03:00 2018

Paraíba

MPPB recebe comitiva da Enccla nesta segunda-feira

2012-04-06 15:45:00.0

A Capital paraibana vai sediar, em novembro deste ano, o maior evento de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro do País. Na tarde desta segunda-feira (9), integrantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da comitiva organizadora da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) vão se reunir, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, para definir o local onde será realizado o encontro da Enccla 2013.

Participarão da reunião o procurador-geral de Justiça Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, membros do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e setores técnicos do MPPB, além do integrante do Ministério da Justiça que preside a comitiva da Enccla, Roberto Biasoli.

Na ocasião, também será discutida a estrutura do local que vai receber mais de 200 profissionais de diversas áreas para participar do evento que vai avaliar, durante uma semana, os objetivos e metas da Enccla de 2012 e os novos parâmetros de atuação para 2013.


Para o procurador-geral de Justiça do MPPB (que tem assento no Gabinete de Gestão Integrada da Enccla, por presidir o Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Brasileiro), o evento será um marco significativo para o Estado da Paraíba e para o Nordeste. “É a segunda vez que evento desta magnitude acontece em nossa região. A primeira vez foi na Bahia, mas o mais importante é que marcamos espaço de atuação no combate à grave criminalidade. O Ministério Público deve estar como protagonista destes grandes embates, principalmente se o alvo é a corrupção e lavagem de dinheiro. Em nosso Estado, não são poucos os sinais exteriores de riqueza que vêm se colocando, e temos que estar atento a tudo isso”, argumentou.


A comitiva da Enccla ficará em João Pessoa durante dois dias e será acompanhada pelos membros do Gaeco, que repassarão todas as informações necessárias aos integrantes do grupo de trabalho do Ministério da Justiça.

Enccla

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) foi criada em 2003, como forma de contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no País. Em 2006, o combate à corrupção foi incluído como um dos objetivos da estratégia.


A Enccla consiste na articulação de diversos órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, com o objetivo de identificar e propor ajustes aos pontos falhos do sistema antilavagem e anticorrupção.


Atualmente, cerca de 60 órgãos e entidades fazem parte da estratégia, tais como: Ministérios Públicos, Policiais, Judiciário, órgãos de controle e supervisão (como Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Banco Central, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Agência Brasileira de Inteligência, Advocacia Geral da União, Federação Brasileira de Bancos), etc.

Secom PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Paraíba.com.br não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo após o encerramento das eleições de 2018.