O presidente boliviano, Evo Morales, está sendo alvo de uma polêmica em seu país. Samuel Doria Medina, líder de oposição ao governo, afirmou em um programa de TV que Evo engravidou uma filha menor de idade da ministra do Desenvolvimento Rural, Nemesia Achacollo. Inicialmente, Medina denunciou no Twitter que Evo seria “pai com uma menor e isso tinha implicações. Perguntem à mãe dela: Nemesia Achacollo”. O ex-candidato à presidência e líder da Unidade Nacional confirmou na TV que o presidente engravidou a filha da ministra Nemesia.
A ministra respondeu à acusação revoltada. “Não peço que se desculpe ou ao menos que se retrate, mas advirto que neste país há leis e existe a Justiça. Farei tudo ao meu alcance para que essa infâmia não fique impune.”
Aos colegas de gabinete, Nemesia disse que a filha não
consegue sair de casa e está atemorizada. “O senhor Doria Medina fez a
acusação, a infâmia e agora deve apresentar provas.” A ministra também é
secretária executiva da Federação Nacional de Mulheres Camponesas da
Bolívia. Segundo Nemesia, Medina “está querendo prejudicar a imagem do
presidente” e, para isso, “utiliza mulheres e crianças”. “Estou aqui
para enfrentá-lo, com as organizações sociais e os demais ministros.”
O vice-presidente, Alvaro García, também saiu em defesa de Evo. “Se o senhor Doria Medina fosse honesto, apresentaria as provas imediatamente ou pediria desculpas, se possível de joelhos, à ministra e a sua filha.” Morales, que não comentou o assunto, é pai de duas adolescentes que residem com suas respectivas mães, em Oruro (região oeste) e Cochabamba (região central).
Diario de São Paulo