Logo PARAÍBA.com.br


Prefeitura de João Pessoa é mencionada em evento sobre transportes público na Espanha

2012-11-22 08:52:00.0

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) ganhou destaque durante a realização da XXVI Assembleia Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (Alamys), pelos projetos elaborados e já aprovados pelo Governo Federal, com o intuito de melhorar a eficiência no transporte público na Capital. O prefeito Luciano Agra teve participação mencionada como gestor público presente na sessão magna do evento, que está sendo realizada em Granada, na Espanha, durante esta semana.

O prefeito destaca que a participação no encontro está contribuindo não só para colocar em discussão os benefícios e a questão da sustentabilidade relacionada ao uso dos meios de transportes coletivos, como também para alertar sobre o gerenciamento desses sistemas por parte das gestões metropolitanas.

Segundo ele, a assembleia tem sido muito esclarecedora, por mostrar que o grande desafio das cidades brasileiras é encontrar uma solução para os transportes de massa. “Na gestão metropolitana, discutimos a utilização do sistema integrado, que inclui trens urbanos, ônibus de alta capacidade e também a locomoção por bicicleta ou a pé”, disse ele.

Na sessão magna do evento, Agra foi mencionado durante a fala do secretário executivo da Alamys, Aurélio Rojo. Já na programação desta quarta-feira (21), ele assistiu a uma exposição de novos projetos de transportes. A Alamys reúne especialistas e gestores para discutir diversas o transporte público nas áreas metropolitanas.

Participação – O prefeito de João Pessoa participa da assembléia a convite da organização do encontro, pelas iniciativas e projetos de trânsito para a Capital, a exemplo do uso dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que deverá ser implementado a partir do PAC da Mobilidade. “Além de ter a oportunidade de conhecer experiências adotadas em outras cidades do mundo, temos percebido que, como gestão municipal, a Prefeitura de João Pessoa está no caminho certo para promover melhorias no sistema de transporte público da cidade”, ressaltou.


Secom-JP