Logo PARAÍBA.com.br

22 de August de 2014


As melhores praias para surfar no Brasil

09/06/2013 | 17h05min

Se muitos jogadores de futebol se inspiraram nos gols de Pelé, nos dribles de Garrincha e nas jogadas geniais de Zico para seguirem carreira no esporte, o mesmo está acontecendo com o surfe. Com Adriano de Souza, o Mineirinho, assumindo a liderança do Circuito Mundial de Surfe e outros brasileiros se destacando cada vez mais na modalidade, o surfe tem atraído a atenção de garotos e garotas que querem ganhar a vida pegando onda nas melhores praias do mundo. Para ajudar os iniciantes no esporte, o iG convocou os profissionais Adriano de Souza , Raoni Monteiro , Danilo Couto e Carlos Burle para indicar as melhores praias para surfar no Brasil. Divirta-se:

SUL

Praia do Campeche, Florianópolis (SC) - A praia do Campeche é o paraíso do surfe em Santa Catarina. Surfistas de todo o mundo vão para o sul do país atrás das famosas ondas do Campeche, que chegam a 1m de altura no inverno. “A praia tem muitas ondas longas com perfeição e a melhor época é de 10 de julho a 10 de setembro”, avisa Mineirinho. Mas é bom tomar cuidado, pois entre julho e agosto, a praia costuma receber a visita de baleias francas.

Pico de Matinhos, Matinhos (PR) - Considerado a Jeffrey’s Bay do Brasil (importante destino de surfe na África do Sul), o Pico de Matinhos é uma das praias mais populares do país. “É uma das ondas mais intensas do Brasil”, comenta Adriano de Souza. Segundo o campeão, a melhor época do ano para frequentar o Pico de Matinhos também é entre julho e setembro.

SUDESTE

Praia de Itaúna, Saquarema (RJ) - Saquarema é considerada a capital do surfe no Brasil e os atletas elegeram a praia de Itaúna como a melhor para quem praticar. “É o lugar onde eu moro, onde aprendi a surfar”, lembra Raoni Monteiro, um dos brasileiros no Circuito Mundial de Surfe. Segundo Mineirinho, as ondas de Saquarema lembram as do Hawaii. Os profissionais apontaram o inverno como a época com as melhores ondas.

Divulgação
O big rider Danilo Couto, de 38 anos, adora surfar na praia do Barravento, em Salvador (BA)

Maresias, São Sebastião (SP) - A praia já foi sede de etapas de campeonatos mundiais e atraí surfistas de todos os cantos do mundo. “O fundo de areia proporciona ondas boas com qualquer tamanho. Com certeza, é uma das melhores ondas do Brasil”, afirma Carlos Burle. Danilo Couto reforça dizendo que as ondas são tubulares e a melhor época do ano para praticar é o inverno.

Praia de Itacoatiara, Niterói (RJ) - A praia de Itacoatiara é o pico do surfe em Niterói e recebe várias competições da modalidade. “A praia tem ondas grandes e a melhor época do ano para praticar é o inverno”, recomenda Raoni Monteiro. Em Itacoatiara, os surfistas dividem espaço com a galera do bodyboard e com quem quer apenas se divertir pegando jacaré.

Ilha Mãe, Niterói (RJ) - Essa é para quem gosta de ondas grandes. “As ondas são bem fortes e tubulares”, conta Danilo Couto. A praia fica entre duas montanhas e é cercada por vegetação praticamente intacta, o que dá um visual deslumbrante.

São Conrado, Rio de Janeiro (RJ) - Para os cariocas, a praia de São Conrado é a mais indicada para pegar onda. “Já peguei ondas incríveis lá”, lembra Burle. São Conrado fica na ZS do Rio.

NORDESTE

Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE) - Além de ser um lugar paradisíaco, Fernando de Noronha tem um excelente pico de surfe, a praia da Cacimba do Padre. O diferencial da Cacimba do Padre são os tubos cilíndricos que lá se formam, como conta Mineirinho. “As ondas são fortes e tubulares”, reforça Danilo Couto. Segundo os surfistas, as melhores ondas da praia se formam no verão.

Thinkshock
A praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE), oferece ondas que chegam a 4 metros de altura

Praia do Barravento, Salvador (BA) - O local é conhecido por suas ondas altas, tubulares e fortes, como conta Danilo Couto, que mora na região. As ondas na praia chegam a mais de 2m de altura. A melhor época do ano para visitar é o inverno.

Praia do Forte, Salvador (BA) - A famosa praia não atrai apenas turistas em busca de um lugar paradisíaco, mas também é um dos points favoritos dos surfistas baianos. “A qualidade da onda da praia do Forte é reconhecida internacionalmente, graças ao fundo de coral”, explica Danilo Couto. Segundo especialistas, o fundo do mar influencia na qualidade das ondas e o fundo de coral é um dos que produzem melhores ondas. O inverno é a melhor época do ano para surfar por lá.

Praia do Serrambi, Ipojuca (CE) - No Ceará, a praia mais indicada para os surfistas é a do Serrambi, no município de Ipojuca. “As ondas não são tão grandes e nem sempre o vento está bom, mas a formação é perfeita para quem gosta de pegar ondas fortes e tubulares”, explica Carlos Burle.

Praia da Carnaubinha, Paracuru (CE) - O Ceará ainda tem o município de Paracuru, que concentra muitas praias boas para surfar. O destaque fica por conta da praia da Carnaubinha, conhecida como Hawaiizinho por suas ondas altas. “As ondas são de qualidade altíssima”, afirma Danilo Couto. A melhor época do ano para surfar em Paracuru é o inverno.

iG