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Design do Apple Watch divide opiniões no mundo da moda

2014-09-10 13:34:00.0

O Apple Watch, lançado na terça-feira, na Califórnia, está dividindo opiniões no mundo da moda. Enquanto muitos editores e blogueiros elogiaram as três versões apresentadas do aparelho, - que começa a ser vendido no ano que vem por US$ 349 - por seus designs minimalistas, outros acreditam que eles têm uma aura muito masculina - o que não seria atrativo para o universo fashion.

Uma das críticas é Roseanne Morrison, diretora do grupo de consultoria de moda Doneger. Para ela, o projeto ficou aquém das suas expectativas:

"Não é bonito", disse ela. "É muito tecnológico, o oposto de um acessório feminino sexy".

O coro é engrossado por Eric Wilson, diretor de moda da revista "InStyle", que salienta a forte concorrência que a gigante de tecnologia encontrará em marcas consagradas no mercado de acessórios.

"O Apple Watch vai ser um símbolo de status. Mas o design é genérico demais no que diz respeito à individualidade. Exceto pelas cores mais vivas e a pulseira dourada, ele é um relógio muito masculino".

A jornalista Suzy Menkes, ex-"New York Times" e atualmente colaboradora da "Vogue", questiona se uma nova geração tão ligada ao celular incorporaria a novidade:

"Não sei se o mundo da moda vai abraçar esse acessório, e se uma nova geração vai trocar as horas do celular pelas horas no pulso novamente".

No time dos animados com o lançamento está Alexandra Shulman, editora da "Vogue" britânica:

"Ele é impecável no encontro entre funcionalidade e design. A questão é se realmente as pessoas querem usar um gadget tão maravilhoso e clean".

No entanto, a grande maioria concorda que ainda faltam modelos mais convincentes - apesar de todos terem considerado o Apple Watch mais bonito que os concorrentes, como o da Samsung, por exemplo.

"Este é apenas o começo. Quanto deve demorar para que haja uma parceria com Marc Jacobs e Valentino para criar modelos mais sofisticados?", disse Lea Goldman, repórter especial da revista "Marie Claire" americana.

Como é o Apple Watch

A novidade vem num formato quadrado com um botão lateral e será disponibilizada em dois tamanhos de tela: 1,5 e 1,65 polegadas. Os materiais variam de acordo com a sua versão. Enquanto o Apple Watch "normal" terá corpo e pulseira de metal, e uma tela de safira, a versão "Sport" virá com um corpo de alumínio e pulseiras feitas com materiais esportivos. Além disso, uma versão com acabamento em ouro — a Apple Watch Edition — também estará à venda.

Entre as funcionalidades, está o reconhecimento por comandos de voz e a presença de sensores capazes de monitorar a atividade corporal, como passos e ritmo cardíaco.

Para desenvolver a novidade, a Apple contratou Patrick Pruniaux, ex-vice-presidente da Tag Heuer; Angela Ahrendts, ex-CEO da Burberry, e Paul Deneve, da Yves Saint Laurent.

O Globo