Logo PARAÍBA.com.br


Alunos da rede estadual participam de evento de robótica realizado em 72 países neste sábado

2016-04-01 16:41:00.0

Vinte alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino participam do Arduino Day, que será realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h deste sábado (2), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento será promovido pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), e ocorre simultaneamente em 72 países. Esta é a primeira edição em João Pessoa.

O Arduino day é um evento que comemora de forma mundial o aniversário de criação da plataforma arduino. A edição de 2016 tem o objetivo de disseminar o conhecimento acerca da plataforma nas escolas da rede estadual. Serão elaboradas vídeoaulas que em breve estarão disponíveis para todos os alunos. As vídeoaulas serão desenvolvidas com auxílio do Departamento de Mídias Digitais da UFPB. 

O evento terá diversas atividades para o público, tais como palestras e minicursos. Poderão participar estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior. Arduino é uma plataforma de hardware de código aberto de protótipos eletrônicos flexíveis. É destinado a artistas, designers, estudantes e pessoas interessadas em criar objetos ou ambientes interativos. A partir dessa formação os estudantes e professores das disciplinas de Matemática e Física podem desenvolver vários projetos vinculados a sistemas de monitoramento predial, robótica, experimentos e entre outros, para uso da sociedade através da programação computacional, desenvolvimento ações para uso da sociedade por meio da escola.

De acordo com a organização do evento, a preocupação com a prática docente é comum aos sistemas de ponta, tanto na formação inicial como na continuada. Tutoria, trabalhos em grupo, cursos sobre as didáticas específicas. Existem várias maneiras de criar e disseminar as melhores estratégias de ensino. Não é só o aluno que precisa de um bom professor para aprender. O educador também necessita de bons formadores para fazer a diferença na sala de aula. Neste sentido é de fundamental importância que o professor de Matemática e Física passem por um processo anual de reciclagem para desenvolver novas praticas pedagógicas em laboratórios específicos de robótica.

Participação da SEE - A participação da Secretaria da Educação no evento é fruto de sugestões de professores, entre outras pessoas no Prêmio Solução Nota 10, lançado pela SEE em 2015. O Solução Nota 10, em sua segunda rodada, lançou o desafio para a população poder contribuir com a educação na Paraíba respondendo às seguintes questões: “Qual sua ideia para impulsionar a criação de novas tecnologias e o empreendedorismo para a educação paraibana?” e “Como melhorar o aprendizado da Língua Portuguesa e/ou da Matemática no estado da Paraíba?”. 

O prêmio Solução Nota 10 é um projeto de participação social, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da educação (SEE) e pelo Prêmio Ideia, em parceria com o Ministério da Educação, Universidade Federal de Lavras e o CNPQ. Os participantes podem enviar sugestões, curtir, comentar e compartilhar outras ideias que vão ajudar a acumular pontos. As propostas são recebidas por um comitê interno, que modera e avalia, seleciona as melhores para organização dos projetos de inovação e execução dos mesmos. Todos os cidadãos são convidados para participar deste desafio de ideias. Os interessados podem acessar o link: http://solucaonota10.pb.gov.br/.

Secom-PB