Logo PARAÍBA.com.br


Férias, leque aberto e caseiros: Tite anuncia nesta sexta sua convocação mais difícil

2017-05-19 10:15:00.0

Tite anunciará às 11h desta sexta-feira os 23 jogadores que enfrentarão Argentina e Austrália, nos dias 9 e 13 de junho, respectivamente, em amistosos na cidade de Melbourne. Não é exagero dizer que trata-se da lista mais difícil elaborada pelo técnico desde que ele assumiu a seleção brasileira.

Nas quatro convocações para as eliminatórias, Tite chamou os melhores. Em janeiro, selecionou aqueles que se destacaram no futebol brasileiro para o amistoso diante da Colômbia, em homenagem às vítimas do acidente com o avião da Chapecoense, em novembro de 2016.

Dessa vez, uma série de dilemas norteiam as escolhas do treinador, que tem aproveitamento de 100%: nove vitórias em nove partidas.

Tite enfrenta dilemas para convocação desta sexta (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)Tite enfrenta dilemas para convocação desta sexta (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)Tite enfrenta dilemas para convocação desta sexta (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Aumentar o leque de opções

Minutos depois de confimar a classificação para a Copa do Mundo de 2018, após a vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai, e uma combinação de outros resultados, Tite anunciou que aproveitaria os jogos restantes para observar mais jogadores. Até aqui, seu time base é conhecido de todos: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto; Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus.

Entram com frequência Thiago Silva, Filipe Luís, Fernandinho, Willian e Roberto Firmino.

Há uma série de atletas no radar de observação de Tite, e a partir de agora ele sente a necessidade de conhecê-los mais de perto.

David Luiz, titular no campeão inglês Chelsea, tem chance de voltar à Seleção (Foto: Reuters)David Luiz, titular no campeão inglês Chelsea, tem chance de voltar à Seleção (Foto: Reuters)David Luiz, titular no campeão inglês Chelsea, tem chance de voltar à Seleção (Foto: Reuters)

As principais ligas terminam neste fim de semana. Nas datas dos amistosos contra Argentina e Austrália, os jogadores que atuam no Velho Continente estarão de férias. É claro que esses que não costumam ser convocados estão ávidos por oportunidades, mas Tite tem um dilema: em que forma física eles estarão depois de duas semanas sem treinar? Colocá-los em campo no clássico sul-americano nessas condições seria dar uma chance ou rifar o jogador?

Por outro lado, três titulares da Seleção (Daniel Alves, da Juventus, Marcelo e Casemiro, do Real Madrid) disputarão a final da Liga dos Campeões, no dia 2 de junho, em Cardiff, capital do País de Gales. A apresentação na Austrália começa dia 3.

Veja alguns nomes de "europeus" que estão no radar de observação de Tite:

 

  • Goleiros: Diego Alves (Valencia), Neto (Juventus)
  • Laterais: Bruno Peres (Roma), Mariano (Sevilla), Alex Sandro (Juventus), Jorge (Monaco), Emerson Palmieri (Roma)
  • Zagueiros: Felipe (Porto), David Luiz (Chelsea), Jemerson (Monaco)
  • Volantes e meias: Fabinho (Monaco), Walace (Hamburgo), Ganso (Sevilla)
  • Atacantes: Lucas Moura (PSG), Taison (Shakhtar Donetsk)

 

Brasileirão

Ao contrário dos europeus, desgastados pelo fim da temporada ou de férias, quem atua nos times nacionais está na ponta dos cascos. Mas todos os jogadores de clubes brasileiros convocados por Tite perderão três rodadas do Brasileirão. Tite também quer avaliar quem realmente tem chance de disputar uma vaga no grupo que vai à Copa do Mundo, e não desperdiçar convocações.


Globo Esporte