Logo PARAÍBA.com.br


Novo Arcebispo da Paraíba é recebido por multidão em praça de João Pessoa

2017-05-19 19:22:00.0

O novo arcebispo da Paraíba,  Dom Manoel Delson  foi recebido na tarde desta sexta-feira (19) por um grande multidão de fieis que lotou a Praça Dom Adauto, no centro de joão pessoa. Durante a solenidade houve discursos breves de autoridades, a exemplo da vice-governadora Lígia Feliciano e do  vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior.   Além de apresentações culturais. 
 Ao chegar à praça, Dom Delson fez a primeira entrada oficial no Palácio do Bispo. No primeiro andar, ele foi até a capela para um momento de oração. Depois,  o Arcebispo foi ao salão nobre do Palácio do Bispo para uma rápida e informal coletiva de imprensa. Depois da entrevista, o arcebispo nomeado voltou para a praça, onde teve início o evento de acolhida.

A programação começou no início da tarde  quando o arcebispo saiu em comitiva da cidade de Campina Grande, onde foi bispo, e foi recebido na cidade de Riachão do Bacamarte. Saindo de Campina Grande, em direção a João Pessoa, Riachão é a primeira cidade que faz parte do território da Arquidiocese da Paraíba. Ou seja, apesar de estar muito perto de Campina Grande, Riachão faz parte da jurisdição da Arquidiocese da Paraíba, e não da Diocese de Campina. 

Em Riachão, ele foi recebido por moradores, autoridades locais e pelo padre  Dorgival, que é o coordenador da região pastoral agreste da Arquidiocese da Paraíba (a paróquia de riachão faz parte dessa região). Após breves discursos, Dom Delson foi recepcionado na igreja matriz pelo Padre Severino. Depois de abençoar o povo, Dom Delson viajou para João Pessoa.

Biografia - Dom Delson é natural da cidade de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou filosofia e o início da teologia no seminário são Francisco de Assis em Nova Veneza/SP e concluiu os estudos teológicos no instituto de teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. É mestre em ciência da comunicação social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na Diocese de Caicó no dia 8 de outubro daquele ano e permaneceu até a data desta nova nomeação.

Atualmente, no Regional Nordeste 2 da CNBB (AL, PE, PB e RN), Dom Delson atua como vice-presidente e bispo referencial para a comunicação.

Redação