Logo PARAÍBA.com.br


Luciano Cartaxo recepciona estudantes chinesas de medicina em visita ao Centro Equilíbrio do Ser

2017-07-17 16:19:00.0

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, recebeu, na tarde desta segunda-feira (17), duas estudantes de medicina da Shanghai University Of Traditional Chinese Medicine, da China, para conhecer os serviços oferecidos pelo Centro de Práticas Integrativas Equilíbrio do Ser (Cepics), localizado nos Bancários. O Centro chamou atenção por oferecer diversas atividades que dialogam com a cultura oriental, mas, mais do que isso, através de um programa de intercâmbio com estudantes de medicina da Paraíba, elas vieram conhecer os serviços de saúde da Capital.

MarlaSulindro e CaoHengjie estão em João Pessoa há duas semanas conhecendo os serviços públicos de saúde brasileiros e afirmam que estão entusiasmadas com a qualidade dos serviços. Elas vieram através da Coordenação Local de Estágios e Vivências, dentro do Núcleo Brasil-China. No Cepics elas participaram de algumas atividades, como as aulas de yoga. “Gostamos muito porque aqui oferece uma grande quantidade de terapias, como a medicina ayurvédica, yoga, acupuntura e biodança”, disse MarlaSulindro.

Além do Equilíbrio do Ser, a Prefeitura também oferece estes serviços no bairro do Valentina, no Cepics Canto da Harmonia, fazendo de João Pessoa uma das poucas Capitais brasileiras a oferecer centros de práticas integrativas. Nos dois centros, são oferecidas práticas individuais como aurículopuntura, homeopatia, fitoterapia, arteterapia, terapia floral, quiropraxia, reiki, aromaterapia, massoterapia, entre outras. Além delas, há também as práticas coletivas como a biodança, tai chi chuan, yoga, automassagem preventiva e círculo de gestantes.

“É muito importante este intercâmbio com outros países para não só apresentarmos os serviços que oferecemos, mas também conhecer a realidade deles. Como estes países tratam a questão da saúde pública e de que forma podemos melhorar ainda mais nossos serviços”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. Durante a visita das estudantes, ele estava acompanhado do secretário de Saúde do Município, Adalberto Fulgêncio, e da coordenadora Geral do Centro Equilíbrio do Ser, Mônica Rocha.

As duas estudantes também estiveram na USF Nova Esperança, no Hospital Universitário, no Caps AD e no Instituto Cândida Vargas, onde conheceram o Projeto de Doulas Comunitárias Voluntárias, que acompanha as gestantes desde o pré-natal e o método Mãe Canguru, que oferece assistência neonatal humanizada para as mães e os bebês, tendo, dentre os benefícios, o estímulo ao aleitamento materno, combate à infecção e segurança aos pais nos cuidados ao bebê, fortalecendo a relação parental.

Serviço – Existem duas formas para ter acesso aos serviços do Cepics. O usuário pode ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou pode procurar uma unidade, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30 e na sexta-feira das 14h às 18h. Na sexta-feira, os serviços realizam o cuidado aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro atendimento, o usuário passa por um acolhimento e escuta qualificada, onde é desenvolvido o Plano Terapêutico Singular, dando início assim ao tratamento. Este recebe uma carteirinha com o dia, hora, a prática e o nome do terapeuta que irá acompanhá-lo durante o tratamento.

Secom-JP