Logo PARAÍBA.com.br


Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba adianta detalhes do I Congresso Nacional do IAB, em João Pessoa

2017-07-17 16:16:00.0

Para comemorar 174 anos de história, o Instituto dos Advogados Brasileiros e a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB) realizam um dos maiores eventos jurídicos do país, o Congresso Nacional do IAB. João Pessoa sedia o evento, que tem como tema "O papel do jurista na construção de um novo Brasil”, de 31 de agosto a 2 de setembro, no Teatro Pedra do Reino.


Em entrevista, Carlos Fábio Ismael, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba e um dos realizadores do Congresso, fez  uma análise do atual cenário do país diante da crise econômica, social e política, e destacou a importância do evento para a sociedade. “O nosso país atravessa um dos momentos mais delicados de sua história de pouco mais de 500 anos. O evento busca despertar uma atenção especial para a sociedade, discutindo as principais questões que envolvem o Direito no cenário nacional”, adianta.


Na oportunidade, o advogado ressaltou o papel da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB), onde exerce a presidência. “Valorizar os profissionais da área é essencial para um relacionamento eficaz e duradouro. Realizamos ações e serviços de saúde, assistência social, suporte e desenvolvimento profissional, esporte e cultura. O nosso objetivo é proporcionar condições de qualidade em vários âmbitos para o profissional e sua família”, esclarece Carlos Fábio.


Qual a importância do Congresso do IAB para a sociedade?


O nosso país atravessa um dos momentos mais delicados de sua história de pouco mais de 500 anos. O jurista é alguém que luta por direitos, muitas vezes mutilados e subtraídos.  O Congresso Nacional do IAB é um dos mais importantes e representativos para a advocacia brasileira. O tema - "O papel do jurista na construção de um novo Brasil” - desperta uma atenção especial para a sociedade, buscando discutir as principais questões que envolvem o Direito.   


Em tempos de profunda crise social, política e econômica, o país discute os rumos e saídas para o futuro. Como o tema do evento - “O papel do jurista na construção de um novo Brasil” - vai contribuir com a história da advocacia paraibana?

A Paraíba sediar um evento desse nível é uma incrível deferência a história da advocacia paraibana de tantos nomes ilustres ao longo do tempo. O evento coloca a advocacia paraibana num patamar de reconhecimento por tudo que já fez e que ainda fará pelo Brasil. O nosso país atravessa um dos momentos mais delicados de sua história de pouco mais de 500 anos. Em tempos de profunda convulsão social, política e econômica, o país discute os rumos e saídas para o agora em diante. São momentos assim que fazem com que o direito ganhe relevo e seja solicitado com urgência, obrigando-nos a indagar sobre o papel do jurista neste nefasto cenário de deterioração político-institucional. 


Qual a missão da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB)?


A entidade promove a valorização do profissional da advocacia por meio de um conjunto de ações e serviços em áreas como saúde, assistência social, suporte e desenvolvimento profissional, esporte e cultura. Estamos ampliando cada vez mais a nossa presença junto ao profissional da advocacia, criando todas as condições necessárias para a valorização do advogado e da sua família por meio de iniciativas concretas e verdadeiramente proveitosas para o seu desenvolvimento, seja ele um advogado em inicio de carreira ou mesmo um profissional que já milita há anos na advocacia.  


Comente a importância e como o órgão apóia os profissionais da área.


Apoiamos os advogados em todos os momentos. Criamos uma rede de segurança social e  instituímos auxílios pecuniários para momentos de dificuldade. Para a mãe advogada, criamos um auxílio maternidade. Para o jovem advogado, disponibilizamos o nosso Centro de Desenvolvimento, que funciona como escritórios para quem ainda não tem o seu próprio. Aos profissionais do interior, disponibilizamos os núcleos virtuais de suporte, além disso, também colocamos à disposição dos profissionais núcleos digitais nas principais unidades do nosso judiciário, sobretudo para auxiliar no processo judicial eletrônico, o PJE. Estamos sempre apoiando eventos em parceria com outros órgão, como o Congresso Nacional do IAB, além de ações culturais. No esporte, também temos dedicado atenção especial aos profissionais, estimulando-os quanto à prática de atividades esportivas e cultivo de hábitos saudáveis. A Caixa dos Advogados cumpre atualmente um relevante papel perante os profissionais, honrando todos os compromissos e procurando reverter cada contribuição da classe em favor dela mesma. Com trabalho, respeito e muita dedicação, temos feito um trabalho voltado à valorização do profissional da advocacia.    


Como saber mais sobre o evento e inscrições?


O Congresso Nacional do IAB comemora de 174 anos de história do Instituto dos Advogados Brasileiros e será realizado em João Pessoa. Tem como tema "O papel do jurista na construção de um novo Brasil”. O evento acontece de 31 de agosto a 2 de setembro, no Teatro Pedra do Reino. Neste link, os interessados podem conferir todas as informações e a programação: https://www.sympla.com.br/congresso-nacional-do-iab__148063

Assessoria