Logo PARAÍBA.com.br

Pela 1ª vez, astrônomos observam buraco negro, o mais distante da Terra

2017-12-06 20:38:00.0

Um buraco negro de aproximadamente 690 milhões de anos foi observado pela primeira vez por um time de astrônomos de várias instituições do mundo. Trata-se do buraco negro mais distante da Terra observado até agora e, provavelmente, o mais antigo. A estrutura é considerada uma "criança" perto da idade do universo (de 13,82 bilhões de anos). O feito foi publicado na edição desta quarta-feira (6) da revista "Nature".

O buraco é considerado supermaciço, com massa 800 milhões de vezes mais densa que o Sol e está localizado dentro de um quasar, os objetos mais brilhantes do universo. Cientistas estimam que ele é de uma época cósmica conhecida como 'Época da Reionização' -- quando a maior parte do universo estava coberta por hidrogênio neutro mas, com a chegada das primeiras estrelas, passou a ser "ionizado".

Nesse processo, as estrelas emitem radiação suficiente para que elétrons do núcleo do hidrogênio "se solte". Assim, o hidrogênio se ioniza. Os astrônomos estimam que esse buraco negro tenha surgido numa fase de transição em que o universo estava metade neutro e metade ionizado.

"Foi o momento em que as galáxias emergiram do gás neutro e começaram a brilhar", diz Robert Simcoe, professor de física do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e um dos autores do estudo, em nota. "É uma indicação de quando as primeiras estrelas começaram a surgir", diz.

Antes da descoberta, o buraco negro mais antigo teria surgido aproximadamente 800 milhões de anos após o Big Bang, considerado o marco da criação do universo, com idade estimada de 13,82 bilhões de anos.
Como surgiram no começo da formação do cosmo como ele é hoje, os buracos negros são usados para estudar as formações iniciais do universo.
O que é um buraco negro