X
Dólar
Euro
Sun Aug 19 17:52:02 GMT-03:00 2018

Política

Deputado paraibano participa de debate sobre Segurança Cidadã

2018-03-13 09:46:00.0

O deputado federal paraibano Luiz Couto (PT) participou de um debate nesta segunda-feira, 12, com especialistas e autoridades da área da segurança pública, além de outros parlamentares das bancadas do PT na Câmara e no Senado, em Brasília, sobre a situação da segurança pública no País durante o seminário "Segurança Pública Cidadã", promovido pelas lideranças do PT nas duas Casas legislativas e pela Fundação Perseu Abramo.

O evento teve como objetivo formular propostas para orientar a ação parlamentar e contribuir com o plano de governo do futuro presidente petista. O seminário ocorreu no Auditório Interlegis, no Senado Federal. 

"A sociedade brasileira precisa saber que segurança pública é um tema que vai muito além de combate à criminalidade – não que esse governo golpista tenha alguma vontade política real de fazer isso – com pirotecnia e espetáculo midiático", diz o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). "Vamos fazer esse evento para ampliar esse debate e apresentar as propostas do PT, que são fruto de um amplo diálogo com a sociedade civil e especialistas do setor", explica. 

Sobre a importância do debate, o líder da Bancada do PT no Senado, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), ressalta que "é preciso construir saídas estruturantes, para além das políticas de austeridade e de guerra". O senador explica ainda que "com a política de austeridade fiscal, com a Emenda Constitucional 95, nós não vamos resolver a situação". 

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que vai coordenar uma das mesas do debate, é importante realizar o seminário na atual conjuntura porque o tema da segurança pública está no topo da agenda nacional. 

"A Constituinte deu conta de temas como educação, saúde, habitação, assistência, mas não da segurança pública. É nessa direção que o seminário vai oferecer os eixos de uma segurança pública cidadã", afirma Teixeira. 

O seminário foi divido em três partes. A abertura, às 15h30, contou com a presença da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR); do presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann; e do ex-prefeito de São Paulo e coordenador do programa de governo da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Haddad. 

A primeira mesa de debate debateu as "Políticas de segurança pública e a nova agenda de segurança cidadã". Os palestrantes foram o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o secretário de segurança pública do Acre, Emylson Farias da Silva; a professora do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense, Jaqueline Muniz; e a professora da Universidade Federal do ABC, Camila Caldeiras Nunes Dias. 

A segunda mesa discutiu o tema "Caminhos para a construção de políticas de segurança cidadã". Participaram desse debate o coordenador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima; a ex-diretora da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo; e o coronel e ex-comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Ibis Pereira.

Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Paraíba.com.br não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo após o encerramento das eleições de 2018.