Mundo

Nova tecnologia: Lexus substitui espelhos externos por câmeras

2018-09-14 11:02:00.0

A Lexus instalou no sedã ES o primeiro sistema de câmeras que substituem por completo os retrovisores externos. Por enquanto a tecnologia será restrita ao Japão por questões de legislação. Mas poderá chegar ao resto do mundo quando as questões sobre sua utilização forem resolvidas.

O Digital Outer Mirrors, como a Lexus chama as câmeras, ficam posicionadas exatamente onde eram os espelhos convencionais. No entanto, o alojamento das câmeras é menor do que uma carcaça de espelho, o que melhora a aerodinâmica do modelo e diminui barulho de vento com o carro em velocidade. Os nichos das câmeras também são mais protegidos contra chuva e acúmulo de neve.

Outra vantagem do sistema é a adaptabilidade, já que a imagem ganha zoom quando o motorista aciona algum indicador de direção, ajudando na manobra. Se o monitor de ponto cego detecta um carro, a câmera é capaz de mudar o ângulo para enquadrar o carro oculto. À noite, as câmeras aumentam o brilho e têm melhor contraste ante os espelhos tradicionais. O motorista também pode ajustar vários parâmetros de acordo com suas preferências.

Outras marcas

A Lexus é a primeira a colocar o sistema num carro de produção. A Audi demonstrou interesse em usar câmeras no E-Tron, seu futuro SUV elétrico. A Mercedes-Benz já trocou os espelhos externos por câmeras no caminhão Actros europeu.

Estadão

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Paraíba.com.br não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo após o encerramento das eleições de 2018.