X
Dólar
Euro
Fri Nov 16 21:22:06 GMT-03:00 2018

Paraíba

Professoras da Paraíba participam do maior evento de empreendedorismo de Tampere, na Finlândia

2018-11-08 16:55:00.0

As professoras da Rede Estadual de Ensino, Luiza Iolanda Cortez e Giovania Lira participam como treinadoras (coaches) do maior evento de empreendedorismo da cidade de Tampere, na Finlândia, o ‘InnoEvent’. O evento é uma competição de Inovação, que traz 700 estudantes das três universidades da cidade de Tampere e representantes de 11 empresas parceiras. O foco é encontrar soluções inovadoras para desafios reais trazidos pelas empresas. A competição começou na segunda-feira (5) e vai até sexta-feira (9) de novembro.

As professoras acompanham os times durante o processo de busca das melhores soluções. Iolanda Cortez está com os times que foram desafiados pela empresa Bronto Skylift, que produz plataformas hidráulicas para uso no setor de construção, no combate a incêndios, em resgates, na indústria cinematográfica, entre outros. Essa empresa tem subsidiárias nos Estados Unidos (EUA) e na Alemanha. Giovania Lira acompanha os times que buscam solucionar os desafios trazidos pelo K-Ryhmän (K Group), uma das maiores empresas de varejo da Finlândia.

No ano de 2017, as professoras participaram do Programa Gira Mundo Finlândia com o foco no Empreendedorismo na Educação. Naquele ano, receberam o convite feito pela Universisty of Applied Sciences (TAMK) para intensificar os estudos nesse tema durante dois meses na Instituição Proakatemia (Cultura e Educação Empreendedora). A participação no ‘InnoEvent’ faz parte do calendário de atividades, que segue até o dia 16 de dezembro.

O objetivo do retorno das professoras na Universidade de TAMK é ter um maior plano de fundo (background) para a implementação da disciplina ‘Colaboração I9 (Empreendedorismo) ’ nas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. O intuito também é aperfeiçoar o Desafio de Empreendedorismo ‘Ouse Criar’ que acontece nas Escolas Estaduais.

Para a professora Giovania Lira a experiência na Finlândia tem sido um período de muito aprendizado. “Voltar à Finlândia para o processo de Imersão e criação de uma nova filosofia empreendedora na Educação da Paraíba tem sido o primeiro grande desafio, me sinto honrada e privilegiada por fazer parte dessa mudança de paradigma e por ter a oportunidade de trabalhar com os melhores profissionais da área no mundo”, disse.

Luiza Iolanda conta que a experiência é inspiradora. “Temos a oportunidade de conhecer mais sobre como os finlandeses lidam com conceitos como Inovação e como fazem uma ponte entre educação pública e empreendedorismo. O formato do evento é interativo e promove o diálogo direto entre estudantes e o setor produtivo. O retorno à Finlândia tem sido uma experiência única para aperfeiçoar ideias que começamos a desenvolver na educação paraibana. Aqui, a nossa volta foi recebida com alegria pela equipe de profissionais da universidade de Tamk. Temos dialogado com os professores sobre como podemos adaptar esse modelo de educação empreendedora finlandesa para o nosso Estado, e essa aproximação entre a educação Brasil-Finlândia tem sido vista com bastante entusiasmo. Uma oportunidade única para compartilhar concepções de mundo que visam uma sociedade mais democrática e com foco no bem-estar social”, ressaltou.

Secom-PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Paraíba.com.br não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo após o encerramento das eleições de 2018.