X
Dólar
Euro
Wed Dec 12 18:00:56 GMT-03:00 2018

TV e Celebridades

Hoje é último dia do sinal analógico em Campina Grande e outras nove cidades da região

2018-12-05 14:25:00.0

Trabalho realizado pela Seja Digital envolveu mais de 400 voluntários e 108 mobilizadores, além de varejistas, líderes comunitários e antenistas

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que às 23h59 desta quarta-feira, 5 de dezembro, o sinal analógico de TV será desligado em Campina Grande e outras nove cidades da região. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, e foi homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 91% da população desta região já está preparada para receber o sinal digital.

Durante mais de seis meses, a Seja Digital e seus parceiros trabalharam na região para informar e orientar a população sobre a mudança no sinal de TV, por meio de campanhas nas TVs, rádios, jornais, portais e redes sociais. Para garantir que a informação chegasse até quem mais precisava, foram realizadas mobilizações em diversos bairros e comunidades. "Não medimos esforços para chegar até à população. Mesmo nos bairros mais distantes, fomos de porta em porta, chamando atenção da população para que todos se preparassem e ninguém ficasse para trás", afirma Aline Fernandes, gerente regional da Seja Digital.

O processo contou com o apoio de mais de 400 voluntários, 108 mobilizadores, além de varejistas parceiros, líderes comunitários e antenistas que abraçaram o trabalho. Mais de 210 mutirões de agendamento, além de eventos, ações de panfletagem e positivações, permitiram que a população tirasse suas dúvidas. Maria Crisoneide Vidal, de 48 anos, moradora do Conjunto Ligeira, foi uma das voluntárias neste trabalho de campo. "Andamos por muitos bairros mostrando como ter acesso ao sinal digital, verificando quem tinha direito ao kit gratuito, agendando a retirada e levando informação", disse.

Para Aline Araújo, 26, moradora do bairro Jeremias, em Campina Grande, se preparar para receber o sinal digital foi simples. "Quando fui pegar meu kit, me explicaram direitinho como instalar. Eu segui as orientações e consegui fazer a instalação na minha casa. O sinal é outra coisa, ficou muito melhor assistir às minhas novelas", completa ela.

A entidade promoveu 65 mutirões de instalação em bairros dos 10 municípios envolvidos com o intuito de orientar as pessoas que estavam encontrando dificuldades neste procedimento. Além disso, foram realizados Feirões Digitais na cidade de Campina Grande, em parceria com 24 lojistas, que ofereceram TVs digitais, conversores e antenas a preços mais acessíveis. As quatro edições do evento foram oportunidades para que as famílias que não tinham direito ao kit gratuito pudessem encontrar os equipamentos com melhores oportunidades de compra.

Distribuição de kits gratuitos

Desde o começo dos trabalhos na região, a Seja Digital distribuiu mais de mais de 92 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, que permitiram que as famílias de menor renda atendidas por programas sociais do Governo Federal tivessem acesso ao sinal digital.

Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias conforme os agendamentos que foram realizados. A expectativa é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento: o sitewww.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.


Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Paraíba.com.br não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo após o encerramento das eleições de 2018.