X
Dólar
Euro
Thu Jan 24 03:27:54 BRT 2019

Saúde

Complexo de Pediatria Arlinda Marques inaugura Agência Transfusional

2018-12-28 06:19:00.0

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede estadual de saúde, inaugurou oficialmente, na tarde desta quinta-feira (27), a Agência Transfusional, proporcionando mais segurança e agilidade no atendimento no que diz respeito à oferta de hemoderivados aos pacientes. O evento, que contou com a participação de profissionais de saúde da unidade e do Estado, fez parte da programação do Dia da Solidariedade ao Portador de Doenças Hepáticas.

“Este momento é uma alegria para nós que fazemos a saúde da Paraíba. Esta ação é muito importante e temos a consciência de que vai salvar a vida de muitas crianças”, comemorou a secretária estadual de Saúde, Claudia Veras.

Em parceria com o Hemocentro da Paraíba, a Agência Transfusional do Arlinda Marques vai armazenar os hemoderivados (sangue, plaquetas e todos os demais) que poderão ser utilizados por pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O setor conta com uma equipe profissional formada por uma médica hematologista, enfermeiro de plantão, técnico de enfermagem de plantão, um bioquímico que darão suporte à equipe de profissionais de saúde da unidade e aos pacientes.

De acordo com o diretor geral do Arlinda Marques, Cláudio Régis, a Agência Transfusional permite que o hospital trabalhe de maneira ratificada, inclusive no que diz respeito à licença sanitária. “Esse é um projeto que atende a várias demandas. Primeiro, ao paciente que está na UTI, que vai ter mais facilidade e agilidade na oferta de hemocomponentes, uma vez que a Agência funcionará dentro da unidade de saúde. É uma necessidade da gestão, pra que possa ter um hospital dentro dos protocolos de funcionamento. E, ao mesmo tempo, é um atendimento a uma solicitação do próprio Ministério Público Estadual”, explicou.

O novo setor vai trazer mais segurança e agilidade nos atendimentos. “Apesar de nossa sede ficar perto do Hemocentro da Paraíba, ter uma Agência Transfusional na nossa unidade possibilita que ampliemos a quantidade de leitos de UTI, além de trazer mais segurança aos pacientes que vão precisar dos hemoderivados”, afirmou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Arlinda Maques, Ilara Nóbrega.

Na oportunidade, foram entregues equipamentos novos para UTI, como ventiladores e monitores. E foi feita, ainda, a entrega das “Naninhas da Esperança”, que são travesseiros para bebês feitos à mão pela avó de um ex-paciente do Arlinda Marques, que serão doadas a crianças hepatopatas.

Dados – Atualmente, o Complexo de Pediatria Arlinda Marques tem 14 leitos de UTI. De 1º de abril a 26 de dezembro, o hospital fez mais de 40 mil atendimentos a crianças no Pronto Atendimento (área vermelha, área amarela, internamento, UTI) e realizou mais de quatro mil cirurgias.

Secom\PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.