X
Dólar
Euro
Tue Mar 19 02:50:24 GMT-03:00 2019

Saúde

Samu de João Pessoa receberá cinco novas ambulâncias para renovação da frota

2019-01-10 17:29:00.0
Foto: Reprodução/Internet

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de João Pessoa receberá cinco novas ambulâncias para a renovação da frota e garantir mais agilidade no atendimento para a população. Os novos veículos funcionarão como Unidades de Suporte Básico (USB), substituindo outros cinco que já eram utilizados desde o ano de 2013.

A doação das ambulâncias foi autorizada por meio da portaria nº 4.298, do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União, no último dia 28 de dezembro. O Samu aguarda o recebimento dos novos veículos. Em julho do ano passado, o serviço recebeu mais cinco ambulâncias para a renovação da frota.

De acordo com a diretora geral do Samu, Érika Rivenna, as novas unidades possibilitarão melhor desempenho no serviço prestado à população. “Com as novas ambulâncias haverá melhorias no tempo de resposta, nas condições de socorro, na qualidade do atendimento do profissional e até redução de gastos com a manutenção. Ou seja, será um ganho para a equipe e para a população”, afirmou.

A estrutura do Samu Regional de João Pessoa é formada por um total de 15 unidades de atendimento móvel de urgência, sendo quatro unidades de suporte avançado (USA) e sete unidades de suporte básico (USB) para a Capital, além de quatro USB distribuídas para Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita.

A população conta, também, com sete motolâncias de suporte para os primeiros atendimentos e a Central de Regulação de Urgência (CRU), que realiza a regulação médica dos pacientes. O quantitativo total de veículos é o recomendado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a população local.

Ambulâncias – As Unidades de Suporte Avançado (USA) atuam como uma UTI Móvel, possuindo equipamentos como monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, além de todo material e equipamentos para imobilização, possuindo uma equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

As Unidades de Suporte Básico (USB) contam com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso, além do desfibrilador automático externo (DEA) e uma equipe composta por enfermeiro e condutor socorrista. Já as motolâncias são conduzidas por técnicos em enfermagem.

Serviço – O Samu é um serviço de saúde que funciona 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas dos atendentes que estão de plantão. A ligação é gratuita.

Quando uma pessoa liga para o número 192, quem atende a ligação é o telefonista auxiliar de regulação médica. A ligação é registrada e, em seguida, é feita a classificação de risco pelo médico regulador, que avalia a necessidade do envio de motolância, USB ou da USA. Os protocolos de atendimento e a classificação seguem um padrão internacional.

Perfil de atendimento do serviço – São atendidas vítimas de desmaios com perda da consciência, mal súbito, problemas cardíacos e respiratórios de início súbito, convulsão, crises epilépticas, dor no tórax de origem súbita, pressão baixa ou alta, trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o feto, problemas psiquiátricos em crise.

O Samu deve ser acionado também em casos de trauma com envolvimento de vítimas com: sangramentos, hemorragias, intoxicações acidentais, engasgos, envenenamento e tentativas de suicídio, afogamentos e choques elétricos (desde que haja acionamento em conjunto com os bombeiros pelo telefone 193); quedas, fraturas, queimaduras graves, acidentes de trânsito com vítimas (e se elas estiverem presas nas ferragens, acionar também os bombeiros 193).

A Polícia Rodoviária Federal 191, junto com o Samu 192, deve ser acionada para acidentados na BR. Já, quando se tratar de ferimentos por arma de fogo e arma branca, o serviço deve ser acionado em conjunto com a Polícia Militar 190.

Secom-JP

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.