X
Dólar
Euro
Tue Mar 19 11:58:03 GMT-03:00 2019

Cultura e Diversão

Apresentação de grupo folclórico abre 2ª edição do Circuito Verão em unidades socioeducativas

2019-01-11 05:57:00.0

Jovens e adolescentes em cumprimento de medidas nas unidades socioeducativas de João Pessoa estão participando da segunda edição do Projeto “Circuito Verão Jovem”. A iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado da Educação e Fundação Desenvolvimento da Criança e Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac, inclui uma vasta programação iniciada no último dia três e segue até o dia 31 nas cinco unidades da Capital.

O projeto, que visa suprir a lacuna das férias escolares, oferece durante todo mês de janeiro atividades artístico-desportivas aos socioeducandos da Escola Socioeducativa Cidadã Integral. São oficinas, recreações e gincanas. “Assim o famoso mês de férias ganhará um novo caráter ocupacional com o envolvimento de diversos profissionais como educadores, agentes socioeducativos, oficineiros, técnicos, assistentes sociais e psicólogos”, explicou o coordenador do Eixo Esporte Cultura e Lazer, Nilton Santos.

Para Nilton, o objetivo central desse projeto é também estimular a convivência pacífica dos jovens internos, bem como promover o bem estar e a saúde mental e física de cada um. “Com esse projeto, buscamos despertar habilidades e valores necessários para que esses jovens em formação se tornem cidadãos integrais, conscientes e dispostos a assumir uma conduta protagonista ao longo das suas vidas”, ressaltou.

O presidente da Fundac, Noaldo Meireles, disse que o projeto Circuito Verão serve de termômetro de sintonia na execução das atividades, pois envolve os profissionais da coordenação de esporte, cultura e lazer bem como as direções das unidades, coordenação de segurança, de transporte, etc.

Flor de Lírio - Para Elida Sousa, uma das coordenadoras do Grupo Folclórico Flor de Lírio, essa foi uma experiência com profundo significado de socialização para os socioeducandos, tendo em vista a importância de poder ensinar os valores culturais de nossa terra por meio da ciranda, côco e outros ritmos nordestinos. “Dançar com eles e escutar as suas experiências passadas na infância quando dançavam, brincavam, traz a essência do sentido de suas vidas. É o autoconhecimento através da força das artes”, comentou.

O agente Francisco Sousa também se identificou muito com a atividade do projeto nesta tarde. Após apresentação da ciranda, do forró e do coco, com o Grupo Flor de Lírio, no CEA/JP, ele disse que essa é a verdadeira socioeducação. “Todos construindo juntos, numa igualdade social, a verdadeira socioeducação. Ficamos emocionados. Estamos no caminho certo”, disse.

Nesta quinta-feira (10), simultaneamente nas cinco unidades socioeducativas, aconteceram atividades artísticas e esportivas, com destaque para o renomado grupo folclórico Flor de Lírio, que fez uma bela apresentação, esta tarde, no CEA/JP. Nesta ação executada pela Diretória Técnica da Fundac, por meio das coordenações de eixos, está prevista uma série de atividades de esportes, artes e lazer.

“Para aquecer os corações dos jovens, o Circuito Verão Jovem misturou diversão com aprendizado de vida”, disse Nilton, ressaltando que foi preciso aliar educação, saúde, esportes e artes com o sentimento de pertencimento à sociedade. Nesse contexto estão previstas atividades externas de esportes e cultura, através de excursões pedagógicas ao teatro, cinema, planetário, ginásios e museus como uma forma de apresentar as instituições culturais acessíveis à população.

O projeto está organizado nos seguintes módulos: Curto-Circuito, Viagem ao Espaço, Papo Cabeça, Copa Verão de Futebol, Colorindo o Verão, Cine-Verão, Jogada de Mestre e Acorde (atividade musical).

Secom-PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.