X
Dólar
Euro
Wed Feb 20 06:19:11 GMT-03:00 2019

Ciência e Tecnologia

Aplicativos falsos para Android acumularam 17 milhões de downloads no Google Play

2019-01-13 16:48:00.0
Foto: Reprodução/Trend Micro

Pesquisadores de segurança das fabricantes de antivírus Eset e Trend Micro divulgaram alertas sobre a presença de mais de 90 aplicativos falsos no Google Play Store. Juntos, os programas somaram mais de 17 milhões de downloads na loja oficial do sistema Android. O Google retirou os aplicativos do ar, mas esses números mostram que é preciso tomar cuidado até com programas aparentemente populares.

Quando são executados, esses aplicativos mostram uma série de anúncios em tela cheia. Caso a vítima continue interagindo com o aplicativo, ele acabará se fechando automaticamente, sem apresentar qualquer função. Mesmo depois de fechado, o programa seguirá em execução em segundo plano e poderá mostrar anúncios sempre que a tela for desbloqueada.

A Trend Micro encontrou 85 aplicativos que tiveram 9 milhões de downloads. Alguns deles tinham nomes em português, como "TV do Brasil Canais" e "TV Brasil Sat Live" (os golpistas utilizaram o mesmo nome traduzido para vários idiomas). Outros ofereciam funcionalidade de controle remoto universal ou de simulações de carro. A principal função verdadeira do aplicativo era exibir anúncios publicitários. Os aplicativos estavam cadastrados por desenvolvedores com nomes como "Kodev", "Algar Games" e "Big Fishes".

Lukas Stefanko, da Eset, foi responsável por descobrir outro conjunto de aplicativos que prometia oferecer a funcionalidade controle remoto para televisores e até condicionares de ar. Os programas, todos cadastrados na Play Store por um desenvolvedor chamado 'tools4TV", não cumpriam o prometido e ainda deixavam um código que mostrava anúncios no aparelho. Esses aplicativos somaram 8 milhões de downloads até serem removidos da loja pelo Google.

G1

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.