X
Dólar
Euro
Mon Feb 18 09:13:19 GMT-03:00 2019

Cultura e Diversão

Forró Daqui: aulas e práticas dançantes em diversos estilos do Forró

2019-01-21 17:19:00.0

Uma imersão no conhecimento de ritmos e também na história que está agregada a cada um deles. É isso que o evento 'Forró Daqui' vai trazer a partir da próxima sexta (25/01) em João Pessoa. E uma parte importante da programação de aulas é voltada ao forró de palhoça, de gafieira e o despertar do brincante através do baião.

É das palhoças do Parque do Povo e da história do jeito de dançar do nordestino que veio a inspiração para uma parte da programação de aula desse evento. Os professores e também realizadores parceiros do Forró Daqui, Luiz Careca e Karen Cabeluda, são nascidos na Rainha da Borborema e estudam, desde a graduação em dança pela UFPB, essa vertente do Forró.

"A gente observou que o jeito é diferente de dançar. Às vezes, parecem ser os mesmos passos, mas o pé é chapado no chão. Tem mais o corpo do que o movimento", explica Karen.

O professor Luís Careca revela que a origem disso pode estar na história do nordestino trabalhador que construía a própria casa e, depois de tanto esforço, fazia festas em comemoração na sala sem piso. "Era quando o arrasta pé ajudava a assentar o chão de barro. A dança tem os joelhos flexionados, eles carregam isso com menos esforço, muito molejo e até um certo humor do nordestino usado para distrair da dura rotina", explica.

Forró de Gafieira

Muito comum em Fortaleza-CE há mais de 70 anos, o Forró de Gafieira vai ser apresentado pelos professores e dançarinos cearenses Alex Amorim e Islânia Lopes. "Nós vamos levar nessa aula algumas técnicas para que o público consiga entregar o peso no chão. É uma dança lenta, tranquila e acessível a todas as idades", garante Alex.

Ele e Islânia já sentiram a aceitação do estilo por parte do paraibano quando tiveram a oportunidade de vir apresentar esse trabalho há algum tempo aqui no Estado. "Sinto que agora temos um evento muito plural, com respeito às diferenças do Forró".

O casal também vai dar aula de Baião, buscando dar visibilidade ao mugango e o despertar do brincante. E se a musicalidade do Forró de Gafieira é nostálgica, Alex explica que no Baião as músicas são mais marcadas pela percussão, o que estimula a alegria em cada individuo. "Se o Gafieira está mais próximo do bolero, o baião para mim é mais folclórico, um mix de todas as alegrias dos ritmos nordestinos", resume.

O Forró Daqui é um evento destinado a quem gosta de forró. Ele reúne não somente aulas, mas shows, bailes com prática dançante, apresentações culturais e até uma competição amadora. Inédito no Estado, vai acontecer de 25 a 27 de janeiro em João Pessoa-PB.

Existem diversas formas de participar do Forró Daqui. Mais informações, inscrições e programação completa: *https://www.eventbrite.com.br/e/forro-daqui-tickets-51959526342*

Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.