X
Dólar
Euro
Wed Feb 20 06:19:30 GMT-03:00 2019

Mundo

União Europeia rejeita reabrir acordo do Brexit, mas concorda em dialogar com Theresa May

2019-02-07 16:13:00.0
Foto: Yves Herman/Reuters

União Europeia não vai reabrir o acordo do Brexit firmado entre os líderes do bloco e Theresa May no ano passado. No entanto, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker concordou em manter conversas com a primeira-ministra do Reino Unido para verificar "se um caminho pode ser encontrado".

Os dois líderes se reuniram nesta quinta-feira (7) em Bruxelas, na Bélgica. May tentava rediscutir o acordo do Brexit com a liderança da União Europeia, depois que o Parlamento rejeitou a proposta da premiê em 15 de janeiro.

As conversas descritas como duras pela imprensa britânica não representaram nenhum avanço significativo para May. Principalmente porque a União Europeia continua determinada a não abrir o acordo.

Os dois líderes, porém, encarregaram suas equipes de trabalhar para saber "se pode ser encontrado um caminho que obteria o apoio mais amplo possível no Parlamento do Reino Unido e respeitaria" a posição da UE. Eles concordaram em se reencontrar antes do final do mês.

Relações entre May e UE esfriam

Um aperto de mãos frio com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na reunião desta tarde, foi pouco para esconder a tensão 50 dias antes de o Reino Unido deixar de vez a União Europeia – muito provavelmente sem acordo nenhum para manter o fluxo comercial.

G1

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.