X
Dólar
Euro
Thu Mar 21 07:08:38 GMT-03:00 2019

Economia

Curadoria do Artesanato promove registro de artesãos em três municípios paraibanos

2019-02-21 15:00:00.0
A Curadoria do Artesanato da Paraíba, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promoveu nessa terça (19) e quarta-feira (20) uma visita técnica aos curadores dos municípios de Itapororoca, Jacaraú e Pedro Régis. A visita teve como objetivo realizar um levantamento do artesanato nesses três municípios e registrar os profissionais do segmento.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez, destacou que, além do cadastramento, os curadores têm a responsabilidade de orientar o artesão para que o seu produto tenha elementos da identidade cultural. “Com isso, o artesão paraibano ganha condições de levar cada vez mais um produto genuíno e de qualidade ao mercado”, disse.

“O secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, não está medindo esforços para apoiar a Curadoria em sua nobre missão”, prosseguiu, acrescentando que a Curadoria está em fase de implantação de um novo sistema, que permitirá a emissão da Carteira Nacional do Artesão, o SICAB, de responsabilidade do Programa do Artesanato Brasileiro (PAP), atualmente ligado ao Ministério da Economia.

A capacitação promovida pela Curadoria do Artesanato da Paraíba promove numerosos benefícios ao artesão paraibano. Um dos principais é a participação em feiras e salões, com cadastro no Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) e também no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Metas - A Curadoria do Artesanato Paraibano é um órgão que foi criado em 2005, por meio de decreto governamental, sendo vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Os setes curadores trabalham voluntariamente, identificando e cadastrando o artesão paraibano, com o intuito de preservar a cultura e o folclore do Estado.

A Curadoria tem como meta atingir mais de 50 municípios, oferecendo orientação e cadastramento para os artesãos paraibanos.

Secom-PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.