Nove meses e 12 dias atrás, o Real Madrid dava adeus a Zinedine Zidane.

Agora, neste 11 de março de 2019, a confirmação: o francês está de volta ao comando da equipe merengue.

Aos 46 anos de idade, Zidane retorna para substituir Santiago Solari. A saída do técnico foi oficializada nesta segunda-feira, mas a decisão havia sido tomada uma semana atrás, quando o Real foi goleado em casa pelo Ajax e acabou eliminado da Uefa Champions League

Torneio que, claro, está marcado na história do Real pelo próprio Zidane.

O francês, que assina até junho de 2022, venceu o torneio de clubes mais importante da Europa três vezes seguidas - 2015–16, 2016–17, 2017–18. Zidane também foi campeão de LaLiga (2016-17), da Supercopa da Espanha (2017), Supercopa da Uefa (2016 e 2017) e do Mundial de Clubes da Fifa (2016 e 2017).

Zidane era o preferido do presidente Florentino Pérez. O problema, porém, era convencer o francês a voltar. Ele havia deixado o comando do time em maio de 2018, após dois anos e meio no cargo.

Solari já havia sido comunicado que não seguiria como treinador do Real, segundo a imprensa espanhola, e usou a manhã desta segunda para se despedir de todos no clube.

Zidane, por sua vez, já deve comandar o treinamento de terça-feira, com a missão de recuperar o Real na reta final de uma temporada desastrosa, com Solari e também Julen Lopetegui como técnicos.

Além da Champions, o Real também fracassou na Copa do Rei, sendo eliminado pelo arquirrival Barcelona na semifinal, e está apenas na terceira colocação em LaLiga, a 12 pontos do líder.

Leia, na íntegra, o comunicado oficial do Real Madrid:

A Junta Diretiva do Real Madrid, reunida nesta segunda, 11 de março de 2019, decidiu resolver o contrato que vinculava Santiago Solari com o clube como treinador da primeira equipe e, ao mesmo tempo, o Real Madrid lhe ofereceu seguir pertencendo ao clube.

O Real Madrid agradece o trabalho realizado por Santiago Solari e o compromisso e a lealdade que sempre mostrou a esta que é sua casa.

A Junta Diretiva acordou também a nomeação de Zinedine Zidane como novo treinador do Real Madrid com incorporação imediata para o que resta da temporada e para as três próximas, até o dia 30 de junho de 2022.