X
Dólar
Euro
Tue Mar 19 12:28:19 GMT-03:00 2019

Paraíba

CEDC abre programação alusiva à Semana da Mulher na Capital

2019-03-12 13:46:00.0
Foto: Divulgação: SecomPB

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), que integra a rede de  serviços de saúde do Governo do Estado, abriu na manhã desta terça-feira (12) as atividades alusivas à Semana da Mulher. A abertura aconteceu às 9 horas com um café da manhã oferecido aos servidores e pacientes.

A programação tem continuidade ainda na tarde de hoje com música ao vivo para as mulheres. Na manhã desta quarta-feira (13). será realizada rodas de conversas  com as mulheres e acontecerão dinâmicas nos dois turnos com a participação das Gerências e Chefias da Secretaria de Estado da Saúde e as coordenações do CEDC.

A programação será encerrada no dia 14 com  a realização de exame clínico da mamas e agendamento de mamografias.  Também será ofertados vinte exames de ultrassonografia mamária e vinte exames citopatológico do colo do útero.

Roseane Soares da Nóbrega Machado, diretora geral do CEDC, destacou o trabalho que o  serviço realiza no diagnóstico ao câncer na Paraíba. De acordo com ela, o CEDC recebe todos os dias pacientes de várias cidades dos interior da Paraíba que vem busca de atendimento especializado na área de oncologia. “Temos  nos esforçado para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado a todas as pessoas que nos procuram e em datas alusivas à mulher sempre realizamos atividades para lembrar e destacar o quanto somos importantes na sociedade como também conclamamos para lutar por mais espaço”, enfatizou.

A diretora administrativa do CEDC, Morgana Queiroga destacou a importância da mulher na sociedade. “Conseguimos conquistar muitos espaços que antes eram exclusivos do homem, mas a nossa luta não terminou, pois o caminho  é longo e temos que acabar com essa história de que mulher tem que ser submissa o homem, pelo contrário, temos que nos valorizar e lutar para conquistar novos espaços na sociedade a cada dia”, destacou.

A técnica de enfermagem, Antônia Marinalda da Silva, do município de Jacaraú, esteve na manhã desta terça-feira no CEDC para fazer uma biópsia da mama. ‘Fiquei surpresa com esse café da manhã e acho muito importante ações como essa, pois mostra o reconhecimento pela mulher”, destacou.

A aposentada Margareth de Azevedo Viriato Martins, do município de Mamanguape, lembrou que há vinte anos faz tratamento pelo CEDC, quando o órgão ainda funcionava na avenida João Machado. “Todas as vezes que eu chego aqui em busca de atendimento, sou muito bem recebida por toda equipe, desde a recepção até os médicos”, destacou a aposentada que veio para um consulta em mastologia e disse que ficou lisonjeada ao ser homenageada com  um café da manhã.

A funcionária Pública, Rita de Cássia Farias, do município de Caaporã,  esteve nesta terça-feira (12) pela primeira vez em busca de atendimento no CEDC. “Vim para uma consulta com a mastologista e confesso que fiquei surpresa com o atendimento  que recebi de toda a equipe. É um ambiente muito aconchegante, cheio de vida e acolhedor”, destacou.


Secom-PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.