X
Dólar
Euro
24 de April de 2019

Paraíba

PMJP visa ampliação de projeto de cultura de paz nas escolas

19/03/2019 | 14h51min

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), e a Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal (Ansef) estão firmando parceria para ampliar a ‘cultura de paz’ nas escolas, combatendo a violência, a exploração e o abuso sexual, e o consumo de drogas ilícitas pelos adolescentes através do Projeto “Federalzinho – incluindo e semeando ação de responsabilidade social”, apresentado na manhã desta segunda-feira (18), à secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire. A Ansef vai levar aos alunos e professores palestras e cursos para formarem cidadãos responsáveis pelo desenvolvimento social.

“Diante dos acontecimentos recentes dentro das escolas, que chocaram o país, sentimos a necessidade de fortalecer entre nossos alunos da rede municipal a cultura da paz e do respeito ao cidadão e às diferenças. Por isso, um projeto como esse da Ansef despertou nosso interesse e vamos, através da Associação, buscar um diálogo ou uma audiência com o superintendente da Polícia Federal para que a gente possa estar levando o Federalzinho para toda a rede”, disse a secretária da Sedec.

Estiveram presentes também na reunião o diretor da Direção de Gestão Curricular da Sedec, Gilberto Cruz, e o diretor da Escola Municipal Anayde Beiriz, Marcos Antônio.

“O objetivo do projeto é tratar diretamente com educadores, alunos e as famílias temas específicos como defesa da vida sem drogas, violência a exploração infanto-juvenil, formações relativas a sistema ecologicamente equilibrado, prevenção ao avanço da violência e da criminalidade junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. Nós queremos capacitar e formar profissionais para trabalharem com essas temáticas nas escolas”, explicou Cristóvão Góes.

O projeto Federalzinho é voltado para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos onde é trabalhado por meio de palestras, oficinas, cursos e eventos lúdicos, o que já vem acontecendo na Escola Anayde Beiriz.

As abordagens atingem ainda o campo da ética, valores, construção de habilidades sociais, reflexão e partilha, e prevenção às drogas e à violência.

Secom-JP

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.