X
Dólar
Euro
24 de April de 2019

Paraíba

Criança sofre com consequências da chikungunya na gravidez da mãe na Paraíba e família precisa de ajuda

10/04/2019 | 13h49min
Com apenas um ano e oito meses, Lucas Gabriel Silva da Costa já passa por dificuldades de rotina que sua família não imaginou no momento do seu planejamento e nascimento. A criança veio ao mundo com uma anomalia anorretal com má formação e já passou por duas cirurgias até o momento.

A mãe e o pai do jovem, moradores do município de Sertãozinho, na região de Guarabira, tiveram que parar de trabalhar para cuidar da criança, que necessita de atenção durante todo o dia. Através de duas caixinhas de doação, distribuídas em lojas na cidade, e de doações, a família tem sobrevivido nos últimos tempos.

Romária Silva, mãe do garoto foi acometida com chikungunya durante o período da gravidez, considerada de risco, e há a suspeita de que a doença teria provocado o problema em Lucas. O menino também recebeu o laudo de visão monocular irreversível (veja os laudos no fim do texto).

Uma terceira cirurgia é necessária para reconstrução do reto de Lucas, mas depende da marcação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Colostomia

De acordo com Romária, Lucas precisou parar de utilizar a bolsa de colostomia por recomendação médica. O equipamento não estava fixando corretamente na criança e causava transtornos para a limpeza e cuidados.

Atualmente, ele usa fraldas antibacterianas especiais, que custam cerca de R$60 o pacote com 40 unidades. As fraldas são trocadas diversas vezes e um volume tem durando apenas um dia para a criança.

No momento, a família precisa de ajuda para a compra do material e também para custear despesas básicas da criança. Qualquer interessado em ajudar deve entrar em contato com Romária através do telefone: 83 99171-1759 ou pelo instagram:@vamos_abrace_lucas

Doações também podem ser feitas através da Conta Caixa: Ag. 0763 Op. 013 Conta. 00027321 0, em nome de Romária Simão da Silva.

Wscom

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.