X
Dólar
Euro
23 de April de 2019

TV e Celebridades

Festival de Cannes 2019: Pôster oficial presta homenagem à cineasta Agnès Varda

15/04/2019 | 09h47min
Foto: Divulgação

A 72ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes divulgou seu cartaz oficial, de autoria de Flore Maquin. A imagem homenageia a grande cineasta Agnès Varda, falecida este ano.

A imagem foi extraída do primeiro filme feito por Varda, em 1954: La Pointe Courte, filmado num vilarejo de pescadores na França. A diretora é vista sobre as costas de um técnico imóvel, enquanto prepara o enquadramento. Hoje, muito acima das luzes da cidade, a autora de Cleo das 5 às 7Sem Teto Nem LeiOs Catadores e Eu parece observar as pessoas do céu com sua câmera.

"Agnès sob a luz do sol" é a descrição oficial do cartaz. "Vanguardista porém popular, íntima porém universal, os filmes dela guiaram o caminho. Deste modo, erguida sobre a pirâmide, vigiando a praia de Cannes, jovem e eterna, Agnès Varda será a luz guia inspiradora da 72ª edição do festival", afirma o comunicado oficial à imprensa.

A diretora já teve seus filmes selecionados no festival em treze ocasiões, além de integrar o júri em 2005 e presidir o prêmio Camera d'Or (dedicado ao melhor filme de estreia) em 2013. O último filme da cineasta, Varda por Agnès, chega aos cinemas brasileiros dia 2 de maio.

O Festival de Cannes ocorre entre os dias 14 e 25 de maio de 2019, e terá cobertura diária do AdoroCinema. O anúncio da seleção oficial ocorre nesta semana, dia 18 de abril, mas já se sabe que o filme de abertura será a comédia de zumbis The Dead Don't Die, dirigida por Jim Jarmusch.

Adoro Cinema
Bruno Carmelo

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.