X

Dólar
Euro
24 de May de 2019

Saúde

SMS promove ação para incentivar o uso racional de medicamentos

05/05/2019 | 17h02min
Foto: SecomJP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai promover, nesta segunda-feira (6), uma ação para incentivar o uso racional de medicamentos. O evento é uma parceria com Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF–PB), Sindicato dos Farmacêuticos da Paraíba (SIFEP) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As atividades serão abertas ao público e acontecerão das 9h às 16h, no Parque da Lagoa.

Durante a ação, farmacêuticos, estudantes do curso de farmácia e residentes multiprofissionais estarão à disposição da população com dinâmicas para esclarecer mitos e verdades sobre o uso de medicamentos e tirando dúvidas sobre as farmácias polo da Rede Municipal de Saúde. Além disso, serão ofertados serviços como verificação de pressão arterial e glicemia e orientação farmacêutica.

A gerente de Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da SMS, Luciane Costa, explica que o uso racional significa utilizar os medicamentos certos na dose certa e individualizada às necessidades de cada pessoa. “O uso inadequado pode acarretar vários danos à saúde. Por exemplo, antibióticos com doses erradas podem levar a resistência bacteriana ou o uso de muitos medicamentos que interagem entre si, podem agravar o quadro do paciente. Então é muito importante procurar a orientação de um farmacêutico”, afirmou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o uso racional implica na oferta de tratamentos, insumos e tecnologias com base nas melhores práticas terapêuticas e assistenciais, amparadas em evidências científicas seguras, estudos clínicos com resultados confiáveis e que, principalmente, tenham sido avaliados pelas instâncias regulatórias e de fiscalização no País, no caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Dia Nacional – O dia 5 de maio é conhecido como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar sobre as preocupações do Ministério da Saúde em relação ao uso indiscriminado de medicamentos e automedicação, que geram o risco de intoxicação, além destacar sobre a maneira correta de tomar remédios.

Secom-JP

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.