X

Dólar
Euro
24 de May de 2019

Saúde

Agevisa/PB apoia campanha Maio Amarelo e ressalta importância do respeito à vida no trânsito

07/05/2019 | 06h06min

“A Agência Estadual de Vigilância Sanitária apoia e se integra ao Movimento Maio Amarelo por entender que é dever de todos os órgãos da sociedade civil organizada (sejam eles governamentais ou não governamentais) contribuir com todas as iniciativas que visem à proteção da saúde e da vida das pessoas”, afirmou a diretora-geral da Agevisa/PB, Jória Viana Guerreiro, ao defender a importância do Movimento Maio Amarelo, que tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Lançada oficialmente na Paraíba na quinta-feira (02), em solenidade comandada pelo governador João Azevêdo e pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, e realizada no auditório Sérgio Bernardes, do Hotel Tambaú, em João Pessoa/PB, a edição 2019 do Movimento Maio Amarelo traz como slogan a afirmativa de que “no trânsito, o sentido é a vida”. O tema foi proposto pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Mobilização mundial – O Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil que coloca em pauta o tema segurança viária com o objetivo de mobilizar os mais diversos segmentos da sociedade (órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações etc.) para que todos se envolvam na realização de ações capazes de contribuir de forma efetiva para a redução de acidentes de trânsito, tornando “o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação”.

A campanha é realizada no mês de maio porque foi no mês de maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas decretou a Década de Ações para Segurança no Trânsito, transcorrida no período de 2011 a 2020. A iniciativa foi tomada por meio de uma Resolução editada pela Assembleia-Geral da ONU no anterior, e o mês de maio se tornou referência mundial para realização de balanço das ações realizadas no mundo inteiro com o objetivo de tonar o trânsito mais seguro para todas as pessoas, em todo o planeta. A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e se constituir em sinalização de advertência no trânsito.

Escute as crianças – Em sua sexta edição, o Movimento Maio Amarelo traz este ano a proposta de os adultos escutarem o conselho dado pelas crianças, as quais, “em sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, têm uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros”. Assim como em 2018, o tema escolhido para 2019 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e na reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, estimulando todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e também os pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Trânsito seguro – Ao abrir oficialmente, na quinta-feira (02), a Campanha Maio Amarelo 2019 na Paraíba, o governador João Azevêdo ressaltou a importância do Movimento Maio Amarelo para conscientizar o cidadão no sentido de garantir um trânsito seguro. “Um evento como esse tem um significado muito grande porque tenta fortalecer e criar uma consciência muito mais arraigada daquela responsabilidade que todos precisamos ter no trânsito. Pensar que aproximadamente 50 mil pessoas morrem, por ano, nesse País é imaginar o desaparecimento de cidades inteiras desse Estado. Quando começamos a analisar dessa forma, temos a dimensão do que significa isso: não será possível jamais resolvermos esse problema se não tivermos a consciência de que é preciso ter responsabilidade quando se está na direção de um veículo”, observou.


Secom-PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.