X

Dólar
Euro
27 de May de 2019

TV e Celebridades

Hospital Geral de Mamanguape realiza exposição fotográfica A Luz do Nascer

13/05/2019 | 12h41min
Foto: Secom-PB

A emoção da primeira amamentação, os primeiros sorrisos, a troca de olhares entre a mãe e o bebê. Esses foram alguns dos momentos eternizados na exposição fotográfica ‘A luz do Nascer’, desenvolvida pelo Hospital Geral de Mamanguape. O evento foi aberto na sexta-feira (10), no auditório da instituição. Todas as fotografias expostas foram realizadas na maternidade da unidade de saúde e fazem parte das atividades dos projetos de humanização desenvolvidos no local. A iniciativa faz parte das ações alusivas ao Dia das Mães.

Estiveram presentes na solenidade de abertura, os familiares que participaram dos ensaios fotográficos, assim como autoridades locais, funcionários, pacientes, acompanhantes e moradores da região do Vale do Mamanguape. A exposição contemplou 30 obras que tiveram como inspiração a luz que envolve a relação entre mães e filhos. 

Tatiane Gomes, do município de Mamanguape, mãe fotografada pelo projeto, falou emocionada sobre como foi rever o momento da primeira amamentação do filho. “Esse dia foi muito bonito e mágico. Lembro perfeitamente dele, meu pequeno e eu olhando um para o outro em uma sintonia que não sei explicar. E vendo essa imagem novamente, fico até emocionada”, destacou. 

Para Reginaldo Lota, diretor-geral do HGM a exposição eterniza os trabalhos de humanização da instituição de saúde. “A gente tem muito sentimento e muita história por trás de cada foto dessa. Nós vemos a emoção dos profissionais que passam por aqui, e se identificam ao reconhecerem aquele paciente que foi assistido por ele. Cada um que passa no HGM tem uma história, estamos reunidos hoje para encontrá-las”, frisou.

Já Camila Pessoa, responsável pelas obras, explicou o que há por trás de cada foto exposta. “Cada clique meu tem como propósito sensibilizar quem o vê. Dessa forma, essa exposição, assim como todo o trabalho de humanização que o Hospital Geral de Mamanguape tem feito envolvendo a fotografia, lança um olhar de carinho principalmente sobre a gestação e o momento do parto, apresentando o lado suave e iluminado dessa experiência”, afirmou.

As fotografias expostas registraram os momentos dos projetos de humanização desenvolvidos no complexo hospitalar, a exemplo do Baby Spa, Mamãe Beleza e Primeiro Click, além de outras ações que fazem parte do cotidiano da instituição e são voltadas para o bem-estar dos colaboradores e assistidos. Ainda este mês, a mostra idealizada pelo HGM, entra em cartaz em outras unidades de saúde da Paraíba.
A maternidade do Hospital Geral de Mamanguape é referência em partos de baixo risco, e atende aos 11 municípios da região do Vale do Mamanguape. Sua estrutura faz parte do complexo hospitalar, inaugurado pelo Governo do Estado da Paraíba no ano de 2014. Entre os serviços oferecidos às mamães destacam-se os projetos de humanização que visam tornar a experiência da maternidade um momento especial.

Secom-PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.